Noticias
Facção criminosa montou empresa de segurança articulada por detento no MA, aponta PF
De uma penitenciária estadual no Maranhão (MA), o chefe de uma facção criminosa do Ceará estaria liderando a organização, o tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro e até uma empresa de segurança no município de Caririaçu. O detento, que não teve o nome divulgado, tem como comparsas criminosos tornozelados, conforme investigação da Polícia Federal (PF).
A organização criminosa teria montado uma empresa de segurança no município, que é usada para lavagem de dinheiro e funciona como um braço da facção. As informações são do delegado da Polícia Federal (PF), Adnilson Lima Maia.
O detento investigado é um dos nove alvos da operação Quimera Cariri, que foi deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira, 5, com nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça cearense.
Conforme o delegado, o inquérito foi iniciado em 2020 e essa fase da operação tem por base combater o esquema criminoso articulado por um detento. Recolhido no Maranhão, ele seria um líder da facção Guardiões do Estado (GDE), conforme a PF.
A investigação aponta que, de outro estado, o homem conseguiu manter a distribuição de drogas e lavagem de bens na região do Cariri se utilizando da família e outros integrantes da facção.
Conforme a autoridade, o grupo constituiu uma empresa de segurança fachada que presta serviço sem autorização da Polícia Federal. Eles atuam com monitoramento. No entanto, na Receita Federal, a empresa aparece como serviço de instalação e manutenção elétrica.
Ainda segundo a PF, dois dos indivíduos, que estão em Caririaçu, montaram a empresa e atuam na cobrança de “caixinhas”, uma espécie de imposto da organização criminosa para os participantes, e no batizado de novos integrantes da facção.
Fonte: OPovo
PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

