Mundo
Extrema direita vence as eleições na Itália pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial

Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a extrema direita conquistou o poder na Itália, a terceira maior economia da União Europeia, com uma vitória histórica do partido da deputada Giorgia Meloni nas eleições legislativas, realizadas no domingo (25).
O partido Irmãos da Itália se consolidou como a maior força política do país. “Se fomos escolhidos para governar este país, nós o faremos por todos os italianos, com a vontade de unir o povo e de nos concentrarmos naquilo que nos une, e não naquilo que nos divide”, disse Giorgia após o anúncio do resultado do pleito. “Chegou a hora da responsabilidade”, prosseguiu.
A aliança de direita dirigida pelo partido de Giorgia teve, no total, quase 50% dos votos, além da maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.
O Partido Democrático, principal formação de esquerda, não conseguiu mobilizar o eleitorado para frear o avanço da extrema direita e teve cerca de 20% dos votos.
O Movimento 5 Estrelas também obteve aproximadamente 20% dos votos, abaixo da pontuação histórica de mais de 30% alcançada em 2018, porém, acima do que apontavam as pesquisas de opinião.
Fonte: Jornal o Sul
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda