Iguatu

EXPOIGUATU: Concurso leiteiro destina produção a instituições carentes da cidade

Published

on

Neste ano de 2017 a EXPOIGUATU resgata além da exposição de animais, e a tradicional vaquejada, festivais, o concurso leiteiro com a 6ª Edição do FestLeite, dentro da feira agropecuária. O evento mobilizou produtores de bovinos da cidade e região, atrelando ainda mais o evento a ações de caráter filantrópico.

O concurso abrangeu as categorias de vacas com produção leiteira de 20kg e 30kg com a proposta de assim como os setores da indústria, comércio e serviços, tornar-se um atrativo para todos os olhares dos visitantes.

Doações

Encabeçado pela Unidade de Pecuária Iguatuense (UPECI), 10 produtores concorreram, chegando a produzir nos dois primeiros dias de concurso mais de 200kg de leite. Todo o leite produzido na disputa será doado para instituições filantrópicas do município, e a rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, por meio do projeto ‘Mesa Brasil’ do SESC.

O projeto ‘Mesa Brasil’ do SESC recebeu parte do leite produzido – (Foto Divulgação/Mais FM)

O FestLeite segue até hoje (sábado, 09) com os competidores disputando R$ 10 mil, uma das melhores premiações em dinheiro para os criadores. “Aqui não é só mais uma grande loja de negócios, quando o visitante ou expositor tem a oportunidade de ver, negociar e adquirir seu veículo, máquina ou animal, da espécie, raça, marca ou modelo que preferir, está deixando de maneira indireta, prestigiando ou diretamente, pois parte do que é investido aqui no parque e revertido em ações de impacto social em nossa cidade”, disse Vinicius Assunção, presidente do Rotary Club de Iguatu.

Regras

A UPECI estabeleceu regras para a participação no concurso, entre elas: o animal deve atingir o mínimo de 90% da produção de sua categoria, limite máximo de dois animais por produtor e o não maus tratos aos animais; esse último sob pena de desclassificação, caso comprovado.

As ordenhas são feitas às 7h – (Foto Divulgação/Mais FM)

As ordenhas são feitas às 7h. Os animais só poderão participar sem a presença de seus respectivos bezerros e com apenas o uso de ordenha mecânica. Também só foram permitidos, no máximo, dois ordenhadores por animal, no prazo de 15 minutos para executar a ordenha.

O coordenador geral da feira agropecuária, Breno Teixeira, ressaltou a parceria na realização de eventos do seguimento. “Além de atrair o interesse popular e oferecer diversão aos visitantes, a atividade também serve de incentivo para os produtores da região, ajudando-os no fechamento de futuros negócios. O setor agropecuário sempre contribui de forma significativa e amplia horizontes trazendo várias oportunidades de negócio e conhecimento do mercado regional, aproximando o fornecedor, clientes e concorrentes e também conhecer as inovações do mercado”, afirma.

EM ALTA

Sair da versão mobile