Ciência
Estudo científico aponta que ‘casulo de energia’ pode alimentar supernovas ultrabrilhantes
Cientistas propuseram um novo modelo para explicar como as explosões estelares mais brilhantes do Universo, conhecidas como “supernovas superluminosas”, podem ser alimentadas. Essas explosões são de 10 a 100 vezes mais luminosas que as supernovas comuns, mas suas origens permanecem desconhecidas. Segundo o novo estudo, disponível no banco de dados de pré-impressão arXiv, essas supernovas superluminosas seriam impulsionadas por um casulo de energia que libera grandes quantidades de radiação por vários dias.
Extremamente raras, as supernovas superluminosas intrigam os pesquisadores, que enfrentam dificuldades em determinar suas causas exatas. A hipótese mais aceita sugere que essas explosões ocorrem quando estrelas com massa pelo menos 40 vezes maior que a do Sol chegam ao fim de suas vidas. Ao morrer, elas colapsam em um núcleo extremamente denso, formando uma estrela de nêutrons ou um buraco negro. Esse processo gera um disco de matéria em rápida rotação ao redor do núcleo, que, por sua vez, cria campos elétricos e magnéticos poderosos.
Esses campos magnéticos canalizam o gás ao redor do buraco negro ou da estrela de nêutrons, projetando-o para fora em forma de jatos. Esse mecanismo fornece a energia necessária para alimentar a supernova superluminosa. No entanto, os detalhes sobre como essa energia se desenvolve e é liberada ao longo do tempo ainda são pouco compreendidos.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

