Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Estudantes do Ceará desenvolvem filtro de água e chegam à final de programa nacional

Publicado

on

Três estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca, no interior do Ceará, são finalistas do “Solve for Tomorrow Brasil 2025”. O programa de cidadania corporativa da Samsung, coordenado pelo Cenpec, está em sua 12ª edição no país e incentiva alunos e professores de escolas públicas a desenvolver projetos inovadores nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), voltados para soluções de problemas reais da sociedade.

Inspirados por esse desafio, os alunos de Pedra Branca criaram o projeto “FiltrOcre”, um filtro mineral de baixo custo para tratamento de água. O protótipo não só torna a água potável, como também ajuda a reduzir a contaminação e a poluição de mananciais, causada pelo descarte inadequado de resíduos no meio ambiente. Para a construção do filtro, a equipe utilizou apenas materiais reciclados, como granito ocre e fibra siliconada, tornando a solução sustentável, econômica e de fácil manutenção.

O professor orientador da equipe, Francisco Renato Moreira da Silva, explicou que o primeiro protótipo, feito com uma garrafa PET, é ideal para uso doméstico, enquanto o modelo maior pode ser aplicado em indústrias ou torneiras públicas. “O protótipo é simples de usar: basta colocar a água no filtro e ela sai tratada, potável e apta para consumo. Quase todos os tipos de água testados apresentaram bons resultados”, afirmou. Para Beatriz Cortese, diretora-executiva do Cenpec, o projeto cearense “combina sustentabilidade, promoção à saúde e viabilidade” e é um exemplo do enorme potencial das escolas públicas brasileiras”.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA