Regional
Estação de Trem de Cedro passa por ampla reforma para abrigar museu e memorial

Em breve a população de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, voltará a contar com um espaço histórico da cidade. Está em fase de conclusão às obras de reforma da antiga Estação Ferroviária de Cedro. Além do museu, instalado no salão principal, o espaço acolherá a Secretaria da Cultura e o Memorial Ivens Dias Branco, contando a história do empresário cedrense.
O histórico prédio abriga objetos da época em que a ferrovia era a principal fonte de economia no município e o mais eficiente modo de transporte no país.
O Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, informa que a obra de restauração do patrimônio público faz parte dos preparativos para o centenário da estação que acontecerá no dia 15 de Novembro. “É com alegria que estamos dando continuidade ao projeto de recuperação deste importante e afetivo patrimônio do povo de Cedro”.
Melhorias
A reforma da Estação Ferroviária dará aos visitantes a oportunidade de reviverem um pouco da história da cidade e de pensar o futuro. As obras contemplam a substituição total do telhado, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pisos e revestimentos, novas pinturas, cobertura do canal para a criação de uma praça de alimentação, adaptações de salas para lanchonete, além de trabalhos de recuperação e substituição de esquadrias, construção de novos banheiros, revitalização das calçadas, área dos trilhos e a construção de estacionamento. Na obra, estão sendo utilizados recursos oriundos do próprio município.
A Assistente Social, Mirna Correia, parabenizou a gestão municipal pela reforma, ela lembra que trata-se de um resgate da história do nosso município, incluindo as histórias do seu avô, Chico Correia, homem que dedicou-se ao crescimento deste município. “Emociono-me ao presenciar que a história da ferrovia em nosso município está sendo resgatada e meu avô sempre me conta suas idas e vindas em décadas passadas”.
A lembrança do empresário Ivens Dias Branco
A prefeitura de Cedro, em parceria com o Sesc, implantará um memorial para homenagear um dos cedrenses mais ilustres, o nosso conterrâneo, renomado empresário cearense Ivens Dias Branco, falecido em junho deste ano. O Memorial e o Museu terão a curadoria de Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – Nova Olinda).
A Prefeitura investiu R$ 321 mil no projeto.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu2 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Noticias3 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias3 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda