Noticias
Especialistas recomendam intensificar a vacinação para combater o aumento da dengue durante o verão
A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é “bastante preocupante”, segundo Alberto Chebabo.
A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é “bastante preocupante”, segundo Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O médico afirmou que a dengue é uma doença surpreendente, combatida desde a década de 80 com poucas vitórias, e defendeu a ampliação da aplicação de vacinas para proteger mais pessoas.
Chebabo participou da coletiva de apresentação de uma pesquisa inédita sobre o impacto da desinformação e das fake news sobre a dengue, realizada pela empresa Ipsos e encomendada pela biofarmacêutica Takeda, com a colaboração da SBI. Foram entrevistadas 2 mil pessoas para entender as percepções sobre a dengue, a vacinação em geral e a doença.
Ele destacou que uma das principais formas de combate é através da vacinação e espera que o Ministério da Saúde, junto com a Takeda, consiga ampliar a oferta de vacinas para proteger um número maior de pessoas, ampliando as faixas etárias de vacinação e as cidades beneficiadas pelo programa.
Na apresentação, Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), defendeu a capacitação de profissionais de saúde para facilitar a comunicação com pessoas que se recusam a se vacinar. Ele mencionou várias ações de enfrentamento à hesitação vacinal, incluindo parcerias com o Instituto Questão de Ciência para entender o fenômeno social da confiança nas vacinas.
Kfouri também destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfrenta a hesitação vacinal com uma estratégia conhecida como 5 Cs: melhorar a confiança na vacina e nas estratégias públicas de vacinação; combater a complacência mostrando os riscos da doença; aumentar a conveniência, garantindo o acesso às vacinas; promover a comunicação, com papel fundamental da imprensa; e considerar o contexto específico, como acesso em regiões remotas, situações de pandemia, e influências políticas ou religiosas.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

