Saúde

Erradicação do sarampo no Ceará está perto de ser oficializada

Published

on

Há 90 dias sem novos casos de sarampo, o Ceará está perto de confirmar a erradicação da doença. Desde o fim de 2013, o Estado luta para controlar o vírus que atingiu 858 pessoas em 36 cidades

Nos próximos dias, a confirmação da erradicação do surto de sarampo no Estado deve ser anunciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o último boletim da Sesa, desde que foi confirmada a infecção por sarampo de uma pessoa em Paracuru, no dia 13 de junho, o Ceará não registra novos casos da doença. São 90 dias sem confirmações de novos casos – período considerado essencial pela Organização Pan-Americana da Saúde para decretar a erradicação da doença.

Em 2015, 164 pessoas foram infectadas pela doença, sendo 70 delas em Fortaleza e 70 em Caucaia. Um caso notificado em Cascavel, no último dia 6, ainda permanece em investigação.

“Estamos chegando à fase final das ações intensivas, inclusive, com vacinação porta a porta em Caucaia. Ainda devemos permanecer em alerta para que a doença não ache brechas para voltar”, comenta Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de Imunizações da Sesa.

De acordo com a coordenadora, pacientes que apresentem febre, exantema (manchas na pele) e um ou mais sintomas como tosse, coriza e conjuntivite, deverão ainda ser investigados.

Desde o fim de 2013, foram confirmados 858 casos de sarampo em 36 cidades cearenses. O Estado é responsável por 90,5% dos 958 casos da doença no Brasil, nos últimos dois anos. Antes do surto, o Ceará não apresentava casos desde o ano 2000. De acordo com a Sesa, o município com maior incidência foi Massapê com 347 casos por 100 mil habitantes, seguido por Uruburetama (298,5 casos por 100 mil habitantes). Este ano, a doença se desenvolveu principalmente na Capital e Região Metropolitana.

Por meio de nota, o MS destacou a “intensificação da rotina de vacinação no Ceará, com a antecipação da vacinação para crianças a partir dos seis meses de idade”. De acordo com a nota, o Estado recebeu aporte de R$ 2,2 milhões para ações de vacinação e 2,2 milhões de pessoas foram vacinadas. Com mais de 1 milhão de pessoas vacinadas, Fortaleza atingiu 93% da cobertura vacinal da faixa etária de 6 meses a 29 anos.

Saiba mais

Segundo dados do MS, entre 2013 e 2014, o Brasil confirmou 947 casos de sarampo, em nove estados. No período, a maioria (694) foi no Ceará. Os demais foram em Pernambuco (224), São Paulo (12), Paraíba (9), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (2), Espírito Santo (1), Distrito Federal (1) e Santa Catarina (1). Este ano, além do Ceará, um único caso foi confirmado em Roraima.

O boletim de dengue, divulgado ontem pela Sesa, confirmou 47.560 casos e 57 mortes em decorrência da dengue no Ceará este ano.

Fonte: O Povo

PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE

EM ALTA

Sair da versão mobile