Iguatu

Erasmo Alencar é enterrado sob aplausos, em Iguatu; Ele participou dos principais acontecimentos políticos dos últimos 50 anos

 

Centenas de pessoas participaram do velório e do enterro do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Erasmo Alencar, 82 anos, nesta segunda-feira, 25.

Published

on

 

Centenas de pessoas participaram do velório e do enterro do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Erasmo Alencar, 82 anos, nesta segunda-feira, 25.

O sepultamento ocorreu às 18 horas, no cemitério Senhora Sant’Ana, em Iguatu. Sobre o caixão, a Bandeira do Município de Iguatu. Ao chegar ao cemitério, o cortejo foi aplaudido. O prefeito Aderilo Alcântara e os ex-prefeitos, Elpídio Cavalcante, Hildernando Bezerra, Edilmo Costa e Marconi Matos estiveram no velório e no sepultamento.

O irmão de Erasmo Alencar, João Alencar, em discurso emocionado, agradeceu à população de Iguatu pelo acolhimento que a família teve desde que chegou da Paraíba. “Erasmo sempre trabalhou pelos mais necessitados, como forma de agradecimento e por ser simples e gostar de servir às pessoas”, disse João Alencar.

O jornalista Honório Barbosa pontou algumas das realizações de Erasmo Alencar.

Erasmo Alencar morreu aos 82 anos na manhã de hoje (segunda-feira, 25) na cidade de Iguatu. Ele estava internado vítima de AVC e complicações de diabetes.

CARREIRA POLÍTICA

Erasmo começou em Iguatu, como vereador, em 1954 e depois foi eleito vice-prefeito de Dr. Gouvêa em 1958; foi eleito deputado estadual em 1962; depois foi prefeito de Iguatu em 1970 a 1972 e exerceu novamente o mandato parlamentar entre 1983 e 1990.

Erasmo Alencar teve uma vida dedicada à política. Reivindicou muitas obras para a região e ajudou muitas pessoas, profissionais de nível superior e de nível médio, dando-lhes oportunidades de emprego no Estado, em uma época que não havia concurso público.

Foi o parlamentar estadual que mais conseguiu recursos, obras e projetos para a região Centro-Sul do Ceará.

Emancipação de Quixelô

Erasmo foi vereador, vice-prefeito, prefeito, deputado estadual por três legislaturas. Homem simples, humilde, político acessível a todos, trabalhou com dedicação à causa pública, sempre procurando atender aos que o procuravam, reivindicando obras e projetos para a região Centro-Sul e foi graças ao seu empenho que o então distrito de Quixelô emancipou-se de Iguatu em 1985.

Participou dos principais acontecimentos 

O assassinato do vereador Antonio Lavor, em 1955; o incêndio da Prefeitura de Iguatu, em 1959; a chegada da energia elétrica de Paulo Afonso e do primeiro bispo de Iguatu; o Golpe Militar de 1964; a aquisição de um terreno para a construção da Vila Centenário; a implantação da primeira escola ginasial pública de Iguatu; o rompimento com os coronéis do Ceará; a emancipação de Quixelô. Erasmo Alencar esteve presente aos principais acontecimentos políticos de Iguatu e do Ceará nos últimos 50 anos. Erasmo Alencar é considerado o deputado estadual que mais trabalhou e realizou por Iguatu.

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile