Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Entre Olhares: Que futuro esperar?

Publicado

on

A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOSDIREITOS DA CRIANÇA aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro de 1959. Estabelece que todas as crianças têm direito:

1. A igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. 2. A especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. 3. A um nome e a uma nacionalidade. 4. A alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe. 5. A educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente. 6. Ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade. 7. A educação gratuita e ao lazer infantil. 8. A ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofes. 9. A ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho. 10. A crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Nosso país possui hoje uma população da ordem dos 60 milhões de crianças e adolescentes com 82% urbana e 18% rural (mais da metade vive no Nordeste). 9,8 milhões de domicílios no país ainda não possuem acesso a rede de distribuição de água e rede de esgoto;mais de 65% dos domicílios da Região Norte e mais de 8 milhões de domicílios no Nordeste não apresentam rede de esgoto ou fossas sépticas. 55 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza no Brasil, sendo que quase 20 milhões deste total se encontram em situação de extrema pobreza. 3,2 milhões de domicílios localizados em favelas, com aproximadamente 11,4 milhões de pessoas vivendo nessas condições.

A abando/distorção de idade no ensino fundamental está na casa dos 23% ; no ensino médio 37,6%. Enquanto isso a taxa do Trabalho infantil está na ordem dos 7,5%; sendo distribuído entre trabalho agrícola 31% e trabalho não agrícola 70%. Ainda hoje convivemos com a realidade de que a criança brasileira sequer tem o direito de reconhecimento de sua cidadania, pois 5% das nossas crianças não são registradas. Quando o assunto é violência, os números são estarrecedores: 74% são vítimas da negligência; 51% sofrem violência psicológica; 43%, violência física e 26% violência sexual. A gravidez na adolescência já envolve 19% das meninas brasileiras.

Todas essas informações constam de uma publicação da ABRINQ, com o título Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil. Fico sem entender como é que um país que dispõe de tantas riquezas (culturais, naturais, políticas, pessoas capacitadas, dinheiro) consegue parar e se consternar por tantos motivos tolos, mas não consegue enxergar a sua realidade e a realidade de sobrevivência de seus cidadãos. Nosso país não é capaz sequer de fazer uma reflexão acerca de suas possibilidades futuras enquanto sociedade e Nação. Como podemos pensar, falar e desejar um futuro promissor observando dados tão cruéis relativos à vida daqueles que deveriam ser o nosso futuro?

Diz-se por aí que vivemos numa DEMOCRACIA. O que de fato configura esta palavra? Inicialmente a existência e convivência harmônica de TRÊS PODERES. No nosso caso temos um Poder Executivo sucessivamente exercido por inescrupulosos abençoados pela elite interna e externa para por em prática Políticas e Programas, Normatizações e demais Diplomas Legais para beneficiar e locupletar os que muito já possuem. Nosso Poder Legislativo é locus de morada de toda sorte (ou azar) de representantes do Crime Organizado (sub-repticiamente) e das forças poderosas do Grande Capital Nacional e Global (em ambos sentidos).

Por fim temos um terceiro: o Poder Judiciário, que de tão cego, não consegue enxergar as falcatruas emanadas e executadas pelos dois poderes anteriores. Chega inclusive a APROVAR uma fraudulenta Prestação de Contas, sem nada perceber, mesmo possuindo uma nababesca, monstruosa e caríssima infraestrutura de funcionamento. Um elefante obeso, viciado, repleto de rituais teatralizados para servir de pano de fundo à subserviência das ordens oligárquicas cujo único objetivo existencial é expropriar, explorar, escravizar, acumular e exportar vultuosas quantias de duvidosa legalidade para os paraísos fiscais.

O editorial do Jornal do Brasil afirmou que amanhecemos tristes. Completo eu: amanhecemos, entardecemos, anoitecemos e vivemos afundados numa tristeza jamais vista e a perder de vista. Já não existe mais limites para nada. Tudo é excessivamente levado a um “proparoxismo” exacerbado que a tudo e a todos não respeita mais. A banalização é sem fim. A prisão de uma “Lenda Viva” que ocupou a Presidência da República é só mais um capítulo de um folhetim mexicano que não ousamos discernir o seu desfecho.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 hora atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias7 dias atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

Iguatu1 semana atrás

Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Videos1 semana atrás

Ciclo Sesc 2025 reúne ciclistas de todas as idades em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/05/2025 – Acordo descumprido! A realidade por trás do discurso.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/05/2025

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 semanas atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 semanas atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 semanas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.