Conecte-se conosco

Política

Entenda o que é a Lei de Segurança Nacional e por que ela está sendo usada contra opositores de Bolsonaro

Publicado

on

Editada no fim de 1983 pelo último presidente do período de ditadura militar, João Figueiredo, a atual Lei de Segurança Nacional (LSN) ganhou protagonismo no cenário político brasileiro, em especial do início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para cá.

Em tese, a LSN é um mecanismo que deve ser aplicado em casos que atentem contra: a integridade territorial e a soberania nacional; contra o regime representativo e democrático; contra a Federação e o Estado democrático de Direito; e ainda contra os chefes dos poderes da União. A lei era utilizada de modo pontual desde a redemocratização do Brasil.

Entretanto, a partir do ano passado, começou a ser evocada constantemente e em casos que geraram divergências sobre sua aplicação pelos ares de instrumentalização do dispositivo para atender a determinados interesses.

O caso mais recente de uso da LSN foi a intimação ao youtuber Felipe Neto para depor por ter chamado o presidente Bolsonaro de “genocida” nas redes sociais. A denúncia, apresentada pelo filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), aponta que Neto cometeu suposto crime contra a segurança nacional.

Em resposta, o influenciador criou uma frente de advogados para defender, gratuitamente, quem for processado por criticar o atual chefe do Executivo.

Em 2020, a LSN também foi utilizada, por exemplo, em uma representação do Ministério Defesa contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, após ele dizer que o Exército se associava a um genocídio; durante a solicitação de abertura de inquérito contra protestos considerados antidemocráticos; e para sustentar pedidos de investigação contra jornalistas críticos ao governo.

Em agosto passado, o ministro da Justiça, André Mendonça, pediu, com base na LSN, a apuração da conduta do jornalista Hélio Schwartsman após a publicação do texto “Por que torço para que Bolsonaro morra”. Caso semelhante ocorreu em pedido contra o jornalista Ricardo Noblat, após ele compartilhar charge que associava o presidente ao nazismo.

A advogada Raquel Andrade, presidente da comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Ceará (OAB-CE), classifica a LSN como um instrumento “perigoso”. “Ela pode ser aplicada em casos distintos, de maneiras distintas e de acordo com a interpretação de quem aplica”, explica, defendendo a retirada do dispositivo por agredir princípios democráticos.

Sobre o uso pelo atual governo, Andrade aponta que não é coincidência que o número de investigações iniciadas, com base na lei, esteja aumentando. Para ela, o uso ocorre porque o governo “tem traços autoritários e uma constituição política militarizada, como nunca antes visto desde 1988 (…) era até previsível que a LSN fosse novamente instrumentalizada”, diz.

Embora tenha sido usada para apurar condutas de atores críticos à gestão Bolsonaro, a lei também foi uma das bases para a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), entusiasta do AI-5, ato institucional do período da ditadura que fechou o Congresso.

Silveira incitou ações contra a ordem democrática e publicou vídeo atacando todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes usou a LSN como base para ordenar a prisão de Silveira, posteriormente confirmada pelo plenário da Corte e pela Câmara dos Deputados.

Sobre o caso do deputado, Raquel opina que a aplicação da penalidade se deve mais pelo espaço de poder ocupado por ele e também prega cautela quanto ao uso da lei.

“Não estou dizendo que o estado tem que ser negligente com quem propõe o autoritarismo e ofensas graves à democracia, mas fazer esse resgate histórico, da punição com prisão para uma manifestação política contrária à ordem vigente, pode ter efeitos tão nocivos quanto a manifestação em si”, conclui, argumentando ainda que é possível utilizar outros mecanismos e leis para intervir em casos de agressão à democracia.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
CeLelebridades2 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos2 horas atrás

Balaio de Gatos – edição 20/01/25

Iguatu2 horas atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região – parte 2

Iguatu6 horas atrás

Deputado denuncia atrasos salariais, supostos desvios de recursos e enriquecimento ilegal na gestão municipal

Iguatu9 horas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 20 Janeiro 2025

Iguatu9 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 20/01/2025

Ceará14 horas atrás

SISU atualiza notas de corte: confira a lista das principais universidades do CE

Ceará14 horas atrás

Uma barragem rompeu, em Independência-CE, e moradores foram resgatados de helicóptero

Esportes14 horas atrás

O adeus a Léo Batista, jornalista e locutor esportivo

Iguatu16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/01/2025

Esportes2 dias atrás

As informações do esporte profissional e amador no Momento Esportivo

Iguatu2 dias atrás

Servidores de Iguatu decidem continuar em greve

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: A itinerante fábrica de ódio

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 17/01/25

Iguatu3 dias atrás

CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Previsão de chuva para Iguatu e região

Iguatu4 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 16/01/25

Noticias4 dias atrás

Ceará registra aumento de 162% no cadastro na plataforma “Não Me Perturbe”

Noticias4 dias atrás

SALÁRIOS ATRASADOS – Justiça exige providências imediatas do município de Baixio sobre atraso salarial dos servidores públicos

Iguatu4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/01/2025

Empregos4 dias atrás

Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quinta-feira, 16

Economia5 dias atrás

Governo decidiu revogar norma da Receita Federal que autorizava o monitoramento do Pix, após disseminação de Fake News

Iguatu5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 16/01/2025

Ceará5 dias atrás

Ceará tem dia de janeiro mais chuvoso no Estado desde 1994

Esportes5 dias atrás

Ceará foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – edição 15/01/25

Iguatu5 dias atrás

SPUMI repudia atraso de salários e acusa gestão municipal de descaso com servidores em Iguatu

Iguatu5 dias atrás

EXCLUSIVO – Família de Cláudio Lima Verde esclarece situação sobre precatório municipal

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.