Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Enfermeiros do Ceará planejam paralisação em março após demora na aprovação do piso nacional

Publicado

on

Diante da demora para aprovação do projeto de lei que define o piso nacional da Enfermagem, a categoria no Ceará planeja a realização de uma paralisação no mês de março. A mensagem que trata do assunto está deste novembro de 2021 em análise na Câmara dos Deputados, após ser aprovada no Senado. De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), a proposta estabelece um salário base de R$ 4.750 para uma carga de 30 horas semanais para os enfermeiros; 70% deste valor para os técnicos; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

A enfermeira e vereadora de Fortaleza, Ana Paula (PDT), afirmou que o presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL), já se comprometeu em pautar o tema após as reuniões das comissões que avaliam o impacto financeiro do piso nos setores públicos e privados de saúde, assim como a rede de saúde complementar. Integrante do grupo que articula a aprovação nacional do piso da categoria, a parlamentar avalia que a presidência da Casa articula manobra para adiar o debate sobre o projeto até abril.

Desta forma, a votação da medida teria que ser adiada, pois, por se tratar de ano eleitoral, o prazo para a cessão de reajuste termina neste mês. “Para após esse período se justifica que não pode pautar por conta do calendário eleitoral”, criticou a vereadora. Diante disso, movimentos em defesa da aprovação da matéria planejam paralisações em todo Brasil para o dia oito de março.

Fonte: O Povo

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA