Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Dragagem para novo aterro da Beira-Mar avança sob vigilância

Publicado

on

Embora os preparativos tenham sido iniciados em 19 de julho, as obras para instalação do novo aterro da Beira-Mar começaram, de fato, apenas na última sexta-feira (27). O trecho da orla compreendido entre o Espigão da Avenida Rui Barbosa e a Avenida Desembargador Moreira amanheceu com um cenário modificado nessa segunda-feira (30), com parte do calçadão coberta por tapumes e redes.

Cercada por controvérsias em relação ao impacto ambiental provocado, a intervenção teve parecer técnico favorável por parte do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, na última terça-feira (24). O órgão conduziu uma análise técnica acerca do estudo de impacto ambiental produzido em 2009, sobre o processo de engorda da faixa de areia. “A Prefeitura vai monitorar a obra e o Ministério Público Federal vai acompanhar. É um processo permanente”, descreve o procurador da República Alessander Sales. Segundo ele, serão feitas as requisições de informações e, a partir de então, o Município vai enviar relatórios técnicos ao Ministério.

“Vamos realizar uma reunião para decidir a periodicidade disso, mas o acompanhamento vai ser feito enquanto a obra se desenvolve”, destaca. Ele avalia, ainda, que não há danos significativos que possam ser materializados e que demandem uma intervenção judicial para paralisar a obra.

O impacto ambiental das obras será monitorado pela gestão municipal em parceria com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (ONG Aquasis), de acordo com Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.

Tal monitoramento demonstrará os possíveis danos da obra, e as entidades podem propor as medidas mitigadoras necessárias.

O novo aterro entre as duas avenidas terá 1,2 quilômetro de extensão, e a engorda será de 80 metros da faixa de areia. No local, está sendo realizada a dragagem, processo que consiste na retirada de sedimentos de uma área de jazida próxima à área da obra, para recolocá-la no espaço desejado, aterrando-o. Deverá ser utilizado um milhão de metros cúbicos de sedimento.

Reservatório

A areia está sendo sugada do fundo do mar pelo navio belga da empresa Jan de Nul do Brasil Dragagem Ltda, e armazenada em um reservatório. Em seguida, a embarcação se aproxima da costa, a cerca de 1,5 quilômetro, onde se conecta à tubulação submersa e inicia o processo de despejo da areia armazenada dentro da draga até a faixa de praia.

As intervenções resultarão em uma área de engorda que equivale a quase 18 quarteirões. “Isso faz parte de toda a obra da Beira-Mar de Todos, onde a gente tem essa área que, possivelmente, vai ter o maior número de intervenções”, detalha o secretário.

“Vamos fazer aqui um bolsão de estacionamento. Teremos quiosque, parte de drenagem, tem também um grande calçadão com área para praticar cooper, uma ciclofaixa, quadra esportiva e quiosques de alimentação. Também haverá uma via com vista permanente para o mar”. A intervenção está orçada em quase R$ 70 milhões.

Contudo, o estudo que avalia os impactos ambientais ainda é alvo de indagações por um movimento ambientalista de Fortaleza. Liana Queiroz, bióloga e diretora de participação política do Instituto Verdeluz, aponta que não foi feito um levantamento de dados primários para saber quais são os animais que vivem no local e do que se alimentam.

“A Prefeitura só apresentou o plano de monitoramento dos animais e, ainda assim, eles deixaram de fora as tartarugas marinhas”, diz. Sobre a questão, Ferrúcio Feitosa afirma que todos os estudos necessários para que a obra não venha a afetar nenhuma espécie estão sendo realizados. “Nada será feito à revelia, nem sem cumprir fielmente o que é determinado em lei”, ressalta o secretário.

Impacto

De acordo com o professor do Labomar, Luis Ernesto Bezerra, o Instituto ficará responsável por monitorar algas, sedimento, perfil de praia e vida marinha. O acompanhamento continuará mesmo após o fim da obra, se estendendo por cerca de mais um ano e meio. “Toda obra gera impactos. Eles podem ser positivos e negativos, e tanto ambientais quanto sociais e econômicos. Mas esse impacto ambiental pode ser compensado, tem opções para compensar”. Segundo ele, não é possível dar detalhes acerca do monitoramento por enquanto.

No parecer técnico realizado pelo Centro Nacional de Perícia, ligado ao MPF, é constatada “evolução positiva na proposta de gestão ambiental da obra de engorda das praias de Iracema e Meireles”. Apesar disso, o órgão recomenda e sugere uma série de ajustes necessários à gestão ambiental pelo empreendedor e ao controle administrativo pelo órgão licenciador.

Alessander Sales comenta que todos os relatórios serão acompanhados para garantir que a obra não ocasione danos ambientais graves. “Havendo descumprimento do monitoramento que for realizado pelas instituições parceiras, claro que o MPF irá adotar as providências, inclusive resultar na paralisação da obra”, conclui.

O início da dragagem foi acompanhado com curiosidade por quem circula pela região. O administrador Vinícius Prata perdeu boa parte do espaço onde estava acostumado a pedalar, mas encara a intervenção de forma positiva. “Com esse aumento do nível do mar, em 2017, nós vimos o que aconteceu. Entrou água na maioria dos prédios aqui. Isso é um problema que vai ser solucionado com essa obra de engorda da praia”, acredita. Ele acrescenta, ainda, que o local deve ser gerido de forma “diferenciada” após a obra, a fim de manter as melhorias na orla.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias14 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias14 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias1 dia atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.