Política
Disputas pela mesa diretora dão a tônica em sessão da Câmara

Marcadas para o próximo dia 15 de dezembro, as eleições para a presidência da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) já é assunto nas dependências do legislativo local e foi levado a plenária, após pronunciamentos durante a sessão da última quinta-feira, 25, de parlamentares e grupos que postulam a nova formação da mesa diretora no biênio 2019-2020.
Marconi Filho (PROS), que está em segundo mandato como vereador, em pronunciamento declarando ter apoio do grupo do família Sobreira – o casal Marcelo e Mirian e o atual vice-prefeito e deputado eleito Marcos Sobreira – anunciou seu nome para a disputa no parlamento. “Mais uma vez com apoio de amigos, familiares e eleitores anuncio minha candidatura. Com orgulho e satisfação peço a confiança dos colegas da casa”, discursou o vereador que leu seu histórico de vida política na cidade, iniciada em 2004.
Na mesma sessão o vereador Rubenildo Cadeira (PRB) afirmou também em discurso ter o desejo de postular a vaga de presidente e que havia um acordo entre o grupo situacionista até, segundo ele, existir o veto do atual secretário de saúde Marcelo Sobreira.
Ainda afirmando respeitar o processo democrático, Rubenildo, que foi presidente no biênio 2015-2016, declarou retirar sua postulação ao cargo e ainda anunciou o nome da vereadora licenciada e primeira dama Eliane Lavor (PTB) encabeçando a chapa que terá o apoio do prefeito Ednaldo Lavor (PDT). “Nós concordamos junto com 10 vereadores. Vamos compor a chapa como vice e Eudisvan Silva (PHS) como secretário”, afirmou o parlamentar que rechaçou qualquer possibilidade de racha no grupo. “Temos afinidade com o grupo da outra chapa. Só que agora teremos duas linhas de atuação. Mas confiamos que a câmara com Eliane será bem conduzida”, disse.
Postulante
Eliane estava à frente da secretaria de assistência social. Conforme a parlamentar, o seu retorno às atividades no legislativo já foi protocolado na câmara na sexta-feira, 26. “Seriei candidata à presidência com total apoio de ampla maioria dos vereadores. Retorno às atividades da casa e vou protocolar a chapa o quanto antes. É com satisfação que volto à casa do povo iguatuense para exercer o trabalho de que foi me confiado pelo povo que me elegeu”, disse.
“Rasteira”
O presidente do legislativo Mário Rodrigues (PDT) em seu discurso mostrou repúdio e considerou como “rasteira” a articulação nos bastidores liderada, segundo ele, pelo gestor municipal. O atual presidente alegou não ter sido chamado pelo prefeito assim como Marconi e Vicente Reinaldo (PP), para discutir sobre o processo de formação da chapa. “Ficamos preocupamos como está sendo feito o procedimento. Está no sentido inverso. Fui aliciado do processo. Vejo como uma atitude rasteira!Não esperava que acontecesse. Vamos apoiar o Marconi, temos 50 dias, muita coisa pode acontecer”, resumiu Mário.
Regimento
Além da presidência, mais dois cargos estão em disputa: vice-presidente e secretário geral. Conforme o regimento interno da casa, as chapas e suas respectivas formações poderão ser inscritas no início do mês de dezembro. Os votos serão abertos, pela segunda vez na história do legislativo iguatuense. Cada um dos 17 vereadores, na sua vez, anuncia a chapa de sua preferência. Não são permitidas candidaturas independentes. Até o momento o grupo oposicionista não manifestou o desejo de apresentar uma chapa.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos18 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu5 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu