Iguatu

Diocese de Iguatu lança tema da Campanha da Fraternidade

Published

on

Foi lançado pela diocese de Iguatu, na última quarta-feira, 01, assim como em todo país, o tema da Campanha da Fraternidade que neste ano trata da “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”. O assunto para definir a criação do tema e do lema foi discutido em uma das reuniões do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O tema foi apresentado pelo clero diocesano de Iguatu, por meio de cadeia de rádios de cidade e região. A campanha vem com o propósito de alertar para o cuidado comum. Segundo o bispo diocesano Dom Edson de Castro, um dos objetivos é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam. “É um tema pedagógico que nos ensina a preservar. Precisamos valorizar e cultivar mantendo nossas riquezas com amor, para que esses bens sejam cultivados”, disse.

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2017/03/TH-Diocese-de-Iguatu-lança-tema-da-Campnha-da-Fraternidade-2017-02-Março.mp3?_=2

Dom Edson ressaltou relação da campanha com o período da quaresma. “É propicia essa escolha feita pelo episcopado. Nesse momento de sintonia podemos expressar e celebrar a vida. Temos que ser responsáveis pela salvação do planeta e a CF com seus temas é o melhor modo de nos preparar até a páscoa”, concluiu.

Problemas locais

Padre Glauberto Alves leu a carta do Papa Francisco, enviada à CNBB. “A mensagem é de encorajamento, mas também sintetizando aquilo que ele já fez. E manifesta sua visão de pastor, sobretudo sua solidariedade para com os biomas de nossa nação que dia após dia sofrem com a degradação, colocando em risco a existência da própria vida”, resumiu.

Padre Anastácio disse que é necessário tocar em temas de nível local como lixão de Iguatu e poluição do rio Jaguaribe. “Ainda não temos uma cultura ambiental fixa em nossas mentes, e pra debater o tema da campanha devemos tomar como exemplos os problemas de degradação local”, pontuou o também líder de movimentos pastorais da diocese.

Material

Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal. Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada bioma brasileiro. “Iremos trabalhar o tema em todas as cidades. É essa a orientação. O conteúdo conta também com as considerações ecológica sob a perspectiva dos últimos três papas”, disse D. Edson.

Os subsídios da CF 2017 estão disponíveis no site da editora CNBB, para fazer o download do arquivo com todas partituras das músicas da campanha e da quaresma, entre elas o hino de autoria do Padre José Antônio de Oliveira e Wanderson Freitas.

Alcance

A diocese de Iguatu tem uma dimensão territorial de 29 mil quilômetros quadrados, contento neste território 19 municípios, em sua circunscrição. Com uma população existente de 381 mil habitantes, residente em 67 mil domicílios, sendo destes domicílios 19 mil na zona urbana e 48 mil na zona rural.

EM ALTA

Sair da versão mobile