Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Cidadania

Dicas para uma introdução alimentar gentil

Publicado

on

Chegou a hora de apresentar novos sabores, texturas e cores para o bebê. Um momento que mexe com todos os sentidos da criança: tato, olfato, visão, audição e, claro, paladar. Ao buscar uma introdução alimentar gentil, sem pressa e confiando nos sinais do filho, os pais podem transformar essa nova fase numa incrível e prazerosa viagem.

Quando começar?

Embora a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) seja de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, isso não implica necessariamente que a criança está pronta para começar a comer.

Além do interesse pela alimentação e a observação dos pais comendo, o fato de a criança conseguir sentar e pegar o alimento é o principal sinal fisiológico de que ela está preparada para esse momento, diz a nutricionista infantil Karine Durães.

Buscando auxiliar famílias a procura de uma introdução alimentar que respeite o tempo natural da criança, a educadora e doula, Fabiolla Duarte, criou o “Colher de Pau”, que acolhe as dúvidas e inseguranças dos pais nesta fase. Os cinco anos do projeto mostraram que a prontidão para comer está diretamente relacionada à autonomia motora. Ela propõe às famílias que deixem seus filhos tomarem a iniciativa no processo. “Quando são os bebês que de verdade começam, deslancham e não param mais.”

O que oferecer?

No Brasil a indicação oficial é que se comece pelas frutas, enquanto que alguns países da Europa incentivam o inicio com legumes.

“Eu prefiro começar com as frutas porque as chances de acontecer uma reação é menor, e é mais gentil com o bebê.”, diz Karine, lembrando que a criança já conhece desde a barriga da mãe o sabor adocicado da fruta. “Em geral, as pessoas comem a fruta sem estar misturada com outras coisas, então é mais fácil de o bebê aceitar.”

Pouco tempo depois, outros alimentos já podem ser introduzidos dentro de uma refeição mais completa. Carboidratos, cereais, legumes, verduras e até mesmo carnes se for rotina da família. Pode temperar? Karine diz que sim. Com exceção do sal, azeites e temperos estão liberados, eles agregam sabor e têm muitos benefícios para a saúde.

Outra preocupação das mães são as alergias. Segundo a nutricionista, os alimentos potencialmente alergênicos podem ser oferecidos já aos 7 meses. “Existe uma fase que a gente chama de janela imunológica, onde a imunidade do bebê está respondendo com mais facilidade”. É só prestar atenção em como as crianças colocam tudo na boca. “A natureza é sábia e faz com que a imunidade da criança responda melhor.”

O morango, um dos campeões nas listas de alimentos com altos índices de agrotóxico, é liberado. Mas a nutricionista infantil ressalta: é melhor se sejam orgânicos, pois muitas vezes as crianças reagem ao agrotóxico e não à fruta.

BLW e autonomia

As papinhas são a forma mais tradicional de começar a introdução alimentar nos bebês. Porém, nos últimos anos, o BLW (Baby Led Weaning) tem ganhando cada vez mais adeptos e se mostrado como uma maneira que traz mais autonomia às crianças.

Neste método, o bebê é livre para comer o que ele consegue consumir. Com as mãos, ele come pequenos pedaços de frutas, legumes e todo tipo de comida. “É um modo também onde se usa muitas inteligências para dar conta de comer, e isso faz do comer uma experiência mais rica”, conta Fabiolla. “O mais legal do BLW é que a criança entra em contato com textura. Entrar em contato com textura antes dos 9 meses, ajuda muito a criança a não ser seletiva quando ela cresce. Então o BLW é recomendável.”, completa Karine.

Os pais não precisam se preocupar tanto com a quantidade de comida ingerida. Mais importante que isso, é entender que existem algumas responsabilidades quando se alimenta uma criança: o que oferecer, quando (almoço, jantar, lanches) e como realizar as refeições. O ideal é que não seja em frente a televisão e outras telas. “A única responsabilidade do bebê é a quantidade. Então, a quantidade de comida (a ser ingerida) só quem vai saber é a criança”, conta a nutricionista. “Os problemas alimentares começam a aparecer quando a gente para de cuidar das responsabilidades dos adultos para poder controlar a responsabilidade do bebê.”

Comer é prazer

No primeiro ano de vida, o que nutre o bebê é o leite. Sendo assim, a introdução alimentar serve para ser prazerosa. “Não é para nutrir a criança.” explica a nutricionista Karine Durães. “Mais vale comer meia colherada com prazer, do que duas colheradas sofrendo.”

Tanto a nutricionista quanto a educadora e doula Fabiolla Duarte, concordam que é importante que o bebê coma com a família e crie um relacionamento saudável com a comida. “Comer junto traz sentido para as refeições e faz delas um lugar muito mais atraente”.

Fonte: YAHOO

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias6 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias7 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo7 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo10 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes10 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu11 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando11 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias12 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.