Dia de Corpus Christi, na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, serão ponto facultativo no Ceará. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, nesta terça-feira, 14, por meio das redes sociais.

“Assino hoje decreto estabelecendo ponto facultativo na próxima quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, data religiosa, e na sexta-feira (17), em todo o Ceará. O decreto será publicado já no Diário Oficial do Estado de hoje”, declarou a governadora.

A medida não deverá afetar o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: serviços de assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva vidas. Empresas privadas têm seu funcionamento condicionados a acordos entre empregado e empregador.

Em âmbito federal, a próxima sexta-feira, dia 17, também será ponto facultativo. Um portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União estabelece a medida. Com isso, serão dois dias de ponto facultativo, pois a quinta-feira (16), dia de Corpus Christi (que não está na lista de feriados nacionais), já estava definida como ponto facultativo.

O dia de Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa.