Iguatu

Dia da renúncia em Iguatu! Em momento tenso vereadores abdicam de auxílios e aumento salarial

Published

on

Na sessão da Câmara Municipal de Iguatu desta terça-feira, 31, após uma discussão entre as bancadas de situação e de oposição os vereadores abdicaram da verba de desempenho parlamentar, VDP, e do projeto de aumento salarial.
O projeto previa um reajuste salarial, passando de um valor bruto de 4.969,00 reais para cerca de 9.900,00 reais.
Na pauta inicial a sessão iria apenas receber a prestação de contas dos gastos da prefeitura de Iguatu no primeiro quadrimestre de 2016.

A confusão
O momento tenso começou quando a bancada de oposição, após a repercussão nas redes sociais dos gastos da câmara, declarou renunciar à verba de desempenho parlamentar, VDP. O vereador Marconi Filho, se pronunciando em nome da bancada de oposição, afirmou que no sentido de reduzir os gastos a bancada abdicava da verba de desempenho parlamentar, o que desagradou a bancada do prefeito.
Em retaliação à decisão, a bancada de situação decidiu por votar contra o projeto de aumento salarial dos parlamentares. O grupo de situação, nas falas dos vereadores Antônio Baixinho, Louro da Barra e Bandeira Júnior, se pronunciou afirmando que estava desfeito o acordo entre as bancadas de votar o projeto de reajuste salarial da casa.
Os ânimos ainda se exaltaram, mas o presidente da câmara, Rubenildo Cadeira, declarou que o assunto voltaria para a prestação de contas da prefeitura no 1ª quatrimestre de 2016.
O assunto promete render nas próximas sessões.

Verba de Desempenho Parlamentar
A Verba de Desempenho Parlamentar – VDP- objetiva custear despesas dos Vereadores no desempenho de suas funções parlamentares, é matéria interna corporis da esfera do Poder Legislativo, que dispõe de autonomia para legislar discricionariamente sobre a matéria, assim sendo, a Mesa Diretora da Câmara Municipal poderá criá-la através de Resolução.

Menor salário do estado
A câmara dos vereadores de Iguatu tem o menor salário do estado, com o valor bruto de 4.969,00. A casa está há 13 anos e meio sem reajuste salarial. O último aumento aconteceu na direção de Airton Lavor. Na vizinha cidade de Acopiara, por exemplo, os vereadores recebem o valor bruto de 8.000 reais.

EM ALTA

Sair da versão mobile