Ceará
“Dia D” de vacinação em crianças e adolescentes no Ceará ocorre neste sábado, 16
No próximo sábado, 16, ocorre o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação nos postos de saúde dos 184 municípios cearenses. A campanha irá imunizar e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A iniciativa busca melhorar a cobertura vacinal dos mais jovens com outras vacinas presentes no Calendário Nacional de Vacinação. A campanha segue até o próximo dia 29.
Na campanha, será necessário apresentação da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes nos postos de saúde. Além disso, as doses contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para os adolescentes com idade entre 12 e 15 anos também poderão ser administradas simultaneamente com as demais vacinas. O horário de funcionamento das unidades de saúde no próximo sábado deve ser verificado de acordo com a logística de cada município.
Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a cobertura vacinal entre crianças é motivo de preocupação. No Estado, as coberturas vacinais de todos os imunobiológicos do calendário nacional não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90% (BCG e Rotavírus) e 95% (demais vacinas).
Segundo a coordenadora Estadual de Imunizações, Kelvia Borges, devido ao Ceará apresentar baixas coberturas vacinais de alguns imunizantes a campanha serve para tentar melhorar esse cenário no Estado. “São doenças importantes que estavam erradicadas e que a gente precisa ter um esforço a mais para voltar com as coberturas vacinais em alta, tendo a segurança e a certeza que as nossas crianças estarão protegidas em todo o território cearense”, comenta.
eja quais vacinas estão disponíveis:
Crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias:
BCG: previne tuberculose
Hepatite B: previne hepatite B;
Pentavalente:previne Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo b e Hepatite B;
Poliomielite: previne a poliomielite (paralisia infantil);
Rotavírus: previne diarreia por rotavírus;
Pneumocócica 10: previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
Meningocócica C: previne meningite e meningococcemia (infecção generalizada);
Febre Amarela: previne a febre amarela;
Tríplice Viral: previne sarampo, caxumba e rubéola;
DTP: Previne difteria, tétano e coqueluche;
Hepatite A: previne a hepatite A;
Varicela: Previne a varicela.
Adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias:
Hepatite B: previne hepatite B;
Febre Amarela: previne a febre amarela;
Tríplice Viral: previne sarampo, caxumba e rubéola;
dT: previne difteria e tétano;
Meningocócica ACWY: previne a doença meningocócica, causada pela bactéria dos sorogrupos A, C, W, Y;
Varicela: previne a varicela;
HPV: previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verruges genitais;
dTpa: previne difteria, tétano e coqueluche.
Observação 1: A vacina contra a febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com a vacina tríplice viral ou tetra viral em crianças menores de 2 anos. O intervalo entre estas deverá ser de 30 dias (mínimo 15 dias).
Observação 2: Devem ser vacinados aqueles que estão com doses incompletas ou que não tomaram nenhuma das vacinas citadas.
Fonte: O Povo
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

