Conecte-se conosco

Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: preconceito hibernante enterrando vivos

[caption id="attachment_20549" align="alignnone" width="700"]Foto: Biné Morais / Especial[/caption]

Recentemente, um caso abalou o Brasil pela forma violenta e humilhante como aconteceu. Suspeito de ter cometido um assalto foi amarrado em poste e espancado até a morte por moradores do Bairro São Cristóvão, em São Luís, no Maranhão.

Publicado

on

Foto: Biné Morais / Especial

Recentemente, um caso abalou o Brasil pela forma violenta e humilhante como aconteceu. Suspeito de ter cometido um assalto foi amarrado em poste e espancado até a morte por moradores do Bairro São Cristóvão, em São Luís, no Maranhão.

Trata-se de Cleydenilson Pereira Silva, 29 anos, que teve suas roupas rasgadas e as mãos, pernas e tronco presos a um poste de luz, fora agredido com socos, chutes, pedradas e garrafadas, não resistiu e perdeu a vida ainda no local. 

Vamos aos detalhes: o poste, o tronco de açoite; as cordas, um repetiz histórico que ecoa assombrosa e nitidamente páginas da escravidão brasileira, ainda tão presente nos instintos brancos de insensatez e maculados de aversões que transpassam aos limites dos séculos.

Veio-me, por conta da tragédia, a lembrança da obra e da figura consagrada na literatura, Lima Barreto, mestiço, filho de um tipógrafo e de uma professora, que morreu quando ele tinha apenas sete anos e que ainda estudante, começou a publicar seus textos em pequenos jornais e revistas estudantis. Chegou a ser grande e a colaborar para diversas revistas literárias, como “Careta”, “Fon-Fon” e “O Malho”. Também militou na imprensa, durante este período, lutando contra as injustiças sociais e os preconceitos de raça, de que ele próprio era vítima. 

O que se questiona é que os casos expressos de violência que envolvem a questão étnica continuam e, embora se possa dizer que no caso do suposto assaltante maranhense amarrado a um poste, trate-se de uma manifestação de repúdio às impunidades (ou quase impunidades) por parte da justiça, não se justifica a exposição pública de se amarrar alguém, coincidentemente, ‘um negro’.

Mas nossos leitores podem buscar pontos de convergência entre os casos ora focados, o dito criminoso e Lima Barreto. Então vejamos: a Cleydenilson não foi concedido o direito à cadeia, ao justo processo legal, ao princípio motriz da lei processual “da ampla defesa e do contraditório”, aos prazos… Condenaram-no à pena de morte.

Quanto ao escritor, candidatou-se em duas ocasiões à Academia Brasileira de Letras, não obteve a vaga, mas chegou a receber uma menção honrosa. Morreu aos 41 anos, deixando uma obra de dezessete volumes, entre contos, crônicas e ensaios, além de crítica literária, memórias e uma vasta correspondência. 

Consideremos, pois, a menção honrosa, como possível ‘título de consolação’ para a injustiça a ele direcionada e, também, o considerável volume de sua obra, inclusive, postumamente publicada. Fora-lhe negada, no entanto, uma cadeira na disputada Academia Brasileira de Letras.

Um indício bem claro que corrobora o preconceito que tento enfatizar, infere-se na escrita de Lima que transpira a revolta contra a sociedade, inclusive, seu primeiro livro, “Memórias do Escrivão Isaías Caminha”, contém muitos elementos autobiográficos, e tem como personagem central um jovem negro que procura estabelecer sua carreira, tanto é que o autor foi considerado um “escritor menor”, tendo em vista o “purismo das formas”, sendo que o tal purismo e o racismo  misturavam-se em um só lodo na rejeição da crítica a ele direcionada, segundo alguns críticos de sua época.

Era Lima Barreto um autêntico incisivo:

“É mais decente pôr a nossa ignorância no mistério, do que querer mascará-la em explicações que a nossa lógica comum, quotidiana, de dia-a-dia, repele imediatamente, e para as quais as justificações com argumentos de ordem especial não fazem mais do que embrulhá-las, obscurecê-las a mais não poder”.

Masmorras direcionadas ao ser humano por conta de um traço, seja ele qual for, não se justifica, até porque hoje somos cientes das diferenças raciais, culturais existentes, e insertos na civilização em que direitos e individualidades são a tônica do respeito, positivado ou não. 

O que há exatamente em comum entre um homem amarrado num poste, após uma posterior e suposta tentativa de assalto e um escritor ao qual não foi dado o espaço merecido pelo seu talento fluente, seria ou poderia ser a cor da pele (?!).

Entenda o leitor que não estou me sobrepondo à opinião das pessoas que se sentem agredidas por elementos que usam da violência para viverem (assaltantes), não é isso, apenas reclamo pela falta de proporcionalidade nos casos que percorrem as páginas noticiosas da nossa pátria em que corruptos de toda variedade enlameiam o país com desvios de dinheiro público, negando aos mais simples, dentre os tais, boa parcela de negros, o direito de desfrutarem de uma vida tão digna quanto à nobre Constituição Cidadã que nos esteia legalmente. 

Em frágil acepção do fato, até admito meu potencial entendimento, que estamos, sim, carentes de políticas que possam minimizar significativamente a violência, acreditando que, a partir do momento no qual já reconhecemos essa necessidade, tenhamos do na via de solução, questionando-se nesse texto o “racismo”, possivelmente enrustido nos atos de bestialidade coletiva do negro no tronco moderno (poste).

Encerro minhas considerações reportando-me a outro caso emblemático que  envolveu um jovem negro que foi amarrado, nu, a um poste no Rio de Janeiro. Na época, o caso ganhou mais visibilidade porque a apresentadora Rachel Sheherazade, do SBT, afirmou que o espancamento do rapaz “era justificável”. 

 

Fonte acessória:

http://www.esquerdadiario.com.br/Lima-Barreto-negro-escritor-rebelde

 

*Mariazinha é advogada e escritora

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu14 horas atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu14 horas atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias15 horas atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias15 horas atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias7 dias atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo7 dias atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias7 dias atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.