Tecnologia
De máquina de escrever a internet ‘discada’ : museu online disponibiliza ‘sons em extinção’

É bem possível que todos os adultos ainda se lembrem do som feito por Pac-Man, ou ainda do primeiro toque dos celulares Nokia. Mas quanto tempo passará até que estes sons sejam esquecidos?
Brendan Chilcutt, um geek que vive no Tennessee, Estados Unidos, está decidido a evitar que isso ocorra.
Por isso, criou um museu virtual de sons que fizeram história, batizado Museu dos Sons em Perigo.
“Imagine um mundo em que você nunca possa ouvir o som do Windows 95 sendo inicializado”, escreve Chilcutt em sua página na internet.
Ele reconhece que a tecnologia avança dia a dia e que é inevitável que novos aparelhos eletrônicos façam os antigos serem esquecidos.
“Quando todos adotarem aparelhos com interfaces tácteis silenciosas, onde encontraremos o som?”, questiona.
Perguntas como essa levaram Chillcutt a idealizar, em 2012, um plano de 10 anos para reunir todos os sons de que gosta.
Aparelho de vídeo e caixa registradora
Alguns desses sons “pré-históricos” já foram disponibilizados na página do museu. Ouça aqui.
Entre eles, estão sons de:
– Caixa registradora
– Câmara Olympus Trip 35
– Máquina de escrever
– Nintendo 64
– Fax
– Pac-Man
– Tamagotchi
– Internet discada
Um dos sons favoritos de Chillcutt é o ruído mecânico da operação de uma fita de vídeo VHS sendo “engolido” pelo videocassete, especificamente o modelo HR-7100 da JVC, lançado em 1983.
“É um som maravilhosamente complexo. Mas, com o streaming tornando-se cada vez mais comum, é muito provável que o mundo não volte a escutar as máquinas antigas como a HR-7100”.
Fonte: BBC
-
Americando7 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Noticias7 dias atrás
Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’
-
Mundo7 dias atrás
Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro
-
Iguatu7 dias atrás
Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
-
Esportes7 dias atrás
CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira
-
Noticias7 dias atrás
Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará
-
Noticias6 dias atrás
PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br