Noticias
De “bolas de fogo” a meteoritos: no Dia do Asteroide, relembre fenômenos vistos no céu do Ceará
A imensidão do Universo encanta a muitos que estão na Terra – o Ceará, por exemplo, coleciona episódios em que luzes e objetos vistos no céu despertaram a curiosidade da população. Hoje, Dia do Asteroide, o Diário do Nordeste relembra alguns desses episódios.
Antes, porém, é importante saber: observar e conhecer esses fenômenos deve ir além da curiosidade, como alerta Ednardo Rodrigues, professor de Astronomia e colaborador da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Dia do Asteroide, então, como explica o professor, surgiu desde um episódio ocorrido na Sibéria, e se consolidou no sentido de promover a divulgação científica e incentivar estudos sobre o assunto – já que, segundo Ednardo, a colisão de uma rocha espacial maior com a Terra é possibilidade concreta.
“Em 1908, na Sibéria, um asteroide de 40 metros devastou uma área do tamanho de uma região metropolitana. Em 2003, houve outro evento, cuja onda de choque quebrou janelas. Aqui no Ceará, em 2020, houve uma onda de choque bastante expressiva na Serra de Baturité”, relembra o professor de Astronomia.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

