Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Curva de contágio de coronavírus no Ceará é uma das mais altas no Brasil

Publicado

on

O Ceará, até o momento, é um dos estados do País onde, segundo os registros oficiais, há uma alta velocidade de transmissão do coronavírus.

No Brasil, que desde o dia 26 de fevereiro registra casos da doença, a chamada curva de transmissão – relação entre a quantidade de ocorrências ao longo de determinado período de tempo – tem seguido ritmos diferentes nos estados. No Ceará, a curva está íngreme devido ao grande número de confirmações em 12 dias.

A atualização da Secretaria Estadual da Saúde aponta que o Ceará está com 211 casos do novo coronavírus. O informe epidemiológico foi divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (25).

Um dos receios das autoridades de saúde é que o número excessivo de casos em um curto período de tempo possa extrapolar a capacidade do sistema de saúde e afetar o atendimento aos doentes.

Contudo, especialistas valiam que a adoção de medidas restritivas à circulação como, o isolamento social, tendem a baixar esses índices nas próximas semanas.

Levantamento

Um levantamento feito pelo G1 com informações disponíveis na plataforma Brasil.io – um repositório de dados públicos disponibilizados em formato acessível – revela, com base em todos os boletins oficiais das 26 secretarias estaduais da saúde e do Distrito Federal, que o ritmo da curva de contágio no Ceará está mais alto do que em estados como Rio de Janeiro.

São Paulo registra casos de coronavírus oficialmente há 30 dias. Nesse intervalo, foram detectadas 862 ocorrências. Já no Rio de Janeiro, há 370 pessoas com a doença em 22 dias. O Ceará, confirmou 211 casos em 12 dias. Os três estados são os que mais têm pessoas com coronavírus no país em números absolutos.

No Rio de Janeiro e São Paulo há um número elevado, mas eles estão distribuídos em um espaço de tempo maior. Com isso, a curva epidêmica é mais estável que a do Ceará que está íngreme devido a velocidade de casos em poucos dias. Isso aparece quando se analisa, por exemplo, apenas a quantidade de casos no 12º dia em cada estado, São Paulo tinha 16, o Rio de Janeiro 25 e o Ceará tem 211.

Se o Ceará mantiver, nas próximas semanas, a proporção atual de registros de casos, chegará ao 22º dia com mais confirmações do que o Rio de Janeiro, segundo estado que mais registrou casos. Além disso, em 12 dias, o Ceará tem mais pessoas com o vírus do que Minas Gerais em 20 dias. Em Minas Gerais foram 133 contabilizados até quarta-feira (25). Mas o estado mineiro também tem curvas altas de transmissão.

Tempo de circulação do vírus

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida explica que “tivemos um atraso muito grande em relação às notificações. Se a gente pegar os primeiros casos confirmados e a apresentação dos primeiros sintomas no Estado, a gente vê que tem um atraso de um mês. O primeiro caso que apresentou sintoma foi no dia 15 de fevereiro e o nosso primeiro caso confirmado foi dia 15 de março. Obviamente com essa diferença de um mês, entre o começo da circulação e a vigilância sendo notificada, esse vírus teve mais tempo para circular e contaminar mais pessoas”.

De acordo com ela, a situação do Ceará, no momento, reflete um “represamento dos casos que já estavam circulando, mas que não se tinha conhecimento. Por isso que aumentou muito. Teve um boom e já tentamos rastrear o que provocou isso”.

Na avaliação da Sesa, um dos fatores foram eventos considerados fontes de contaminação. “Como a gente não tinha ciência desses casos, eles não foram bloqueados a tempo. E quando começamos a identificar foram todos de uma vez”, afirma Magda.

Achatar a curva

A representante da Sesa também enfatiza que com o isolamento social espera-se que haja um recuo neste número. Além disso, informa que aliado às políticas de criação de leitos, o Governo Estadual também fará um painel diário de acompanhamento das pessoas internadas, justamente para mensurar qual a dimensão da assistência que tem sido demandada.

Para a virologista e epidemiologista, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Caroline Gurgel, se a curva tem pico elevado e abrupto, ela “não oferece prazo suficiente para que os casos mais graves e que necessitem de internação sejam adequadamente atendidos pelo serviço de saúde pela falta de leitos.

O infectologista do Hospital São José e professor da Universidade de Fortaleza, Keny Colares, também garante que “essa curva dos primeiros dias acompanha a curva mais ou menos da maioria dos países”.

Ele acrescenta que o que está sendo observado agora no Estado “são fenômenos de pessoas que se infectaram a duas, três semanas atrás”. Segundo o médico, as medidas de isolamento adotadas desde a última semana, vão impactar daqui a duas ou três semanas. “Com o isolamento, estamos parando a transmissão agora. Quem já se infectou continua aparecendo, aparecendo”, acrescenta.

Fonte: G1 CE

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias2 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias2 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu2 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias3 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento4 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias4 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias5 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias5 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo5 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo5 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes5 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu5 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.