Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Criador do Super Nintendo, Masayuki Uemura morre aos 78 anos

Publicado

on

Uemura é tido como um dos principais responsáveis pelos consoles Famicom e Super Famicom.

Morreu na última segunda-feira, 6, Masayuki Uemura, engenheiro e criador dos consoles Super Nintendo Entertainment System (SNES) e Nintendo Entertainment System (NES). Ele tinha 78 anos de idade e a informação de sua morte foi veiculada apenas nesta quinta-feira, 9, pela Universidade de Ritsumeikan, em Kyoto, no Japão. Uemura trabalhava na instituição de ensino. Não foi divulgada a causa de sua morte até a publicação desta matéria.

O engenheiro começou sua trajetória na Nintendo em 1972, onde se tornou chefe do R&D2, laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Assim, ele passou a realizar a supervisão de alguns dos principais projetos da Nintendo, como o console Color TV-Game.

(Foto: Reprodução)

Uemura é tido como um dos principais responsáveis pelos consoles Famicom e Super Famicom, bem como suas versões NES (também conhecido como Nintendinho no Brasil) e o Super Nintendo para o Ocidente. O Nintendinho foi lançado em 1983 e alcançou a marca de cerca de 62 milhões de unidades vendidas. Sua versão posterior chegou até a ser fabricada no Brasil tamanho foi o sucesso adquirido.

Masayuki Uemura saiu da Nintendo em 2004, embora tenha continuado como consultor de desenvolvimento na empresa. Ao longo desse período, ele se dedicou à pesquisa acadêmica na Universidade Ritsumeikan, onde atuava como professor. Ele chegou a ser nomeado diretor do Centro da Universidade Ritsumeikan para Estudos de Jogos (Ritsumeikan University Center for Game Studies).

Fonte: O Povo

PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias18 minutos atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias22 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias22 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias22 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias1 dia atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo2 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes2 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.