Brasil

Crescem os casos de sífilis e de HIV/aids entre homens jovens

Published

on

O Brasil tem reduzido os casos de HIV/aids, mas enfrenta um desafio entre os homens jovens, que representam mais da metade dos infectados de 25 a 29 anos. Além disso, a sífilis tem crescido entre homens, mulheres e gestantes, podendo causar sérios problemas de saúde se não for tratada.

Para alertar sobre a prevenção contra o HIV/aids e outras ISTs, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a campanha Dezembro Vermelho, que esclarece as principais dúvidas sobre o tema nas redes sociais. A SBU também destaca os riscos das ISTs para a fertilidade e o desenvolvimento de cânceres genitais.

A vacinação contra o HPV é uma das formas de prevenir o câncer de pênis e de útero, mas a adesão é baixa no país. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 27,7% dos meninos e 54,3% das meninas completaram as duas doses da vacina, que é oferecida pelo SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Jaeger Anzolch, disse que os urologistas têm notado uma queda no uso de preservativos e um aumento na transmissão das ISTs, que podem se tornar resistentes aos tratamentos. Por isso, ela defende que é preciso falar mais sobre o assunto e conscientizar a população e os profissionais de saúde.

EM ALTA

Sair da versão mobile