Ceará
Creche de Caucaia é fechada após criança ser diagnosticada com meningite
Um novo caso de meningite acendeu alerta na Creche Danilo Sá, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Após receber confirmação do diagnóstico da criança, na última terça-feira (20), a direção da unidade educacional suspendeu as atividades. A paciente está internada em um hospital da Capital. Já o prédio da creche reabriu normalmente nesta sexta-feira (23).
A Prefeitura de Caucaia informou, em nota, que “todas as medidas necessárias para a garantia da integridade física dos alunos já foram adotadas”. A creche ficou fechada por 48 horas, quando os espaços e equipamentos passaram por processo de desinfecção, orientada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O procedimento é “fundamental para eliminar as chances de transmissão de meningite entre os alunos”.
Ainda conforme a gestão do município, todos os alunos dos dois períodos que estudavam na sala estão sendo vacinados, bem como os funcionários da creche. Uma equipe da SMS de Caucaia deve voltar ao local, nesta sexta-feira, para orientar pais e aplicar a vacina nos estudantes e colaboradores que não foram localizados enquanto a unidade esteve fechada. Nenhum outro aluno ou funcionário apresentou sintomas.
Doença
Somente em 2019, até o dia 10 de agosto, o Ceará contabilizou 31 mortes por meningite, e outros 286 casos da doença foram notificados, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Conforme o Ministério da Saúde, “pode ser causada por diversos agentes infecciosos ou também por processos não infecciosos, como, por exemplo, medicamentos e neoplasias”.
Os sintomas e o tratamento variam de acordo com o agente causador, vírus, bactéria, parasita ou fungo. Os sinais podem incluir mal estar, náusea, vômito, febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço, tratáveis com medicamentos imprescindivelmente em hospitais. A prevenção é por meio de vacina.
Todas as informações sobre a doença podem ser acessadas no site do Ministério da Saúde.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

