Brasil
Comunidade quilombola Sítio Macambira é certificada
A comunidade Sítio Macambira, em Pernambuco, recebeu a certidão de quilombo da Fundação Cultural Palmares, que reconhece sua ancestralidade negra e sua resistência à escravidão. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).
O Sítio Macambira é uma das mais de 1,6 mil comunidades quilombolas do Brasil, que somam mais de 1,3 milhão de pessoas, segundo o Censo 2022. Essas comunidades têm direito a políticas públicas específicas, como a demarcação de seus territórios tradicionais pelo Incra.
Para obter a certidão de quilombo, a comunidade deve se autodeclarar como tal e enviar documentos comprobatórios para o site da Fundação Cultural Palmares. O processo é simples e gratuito, e garante o reconhecimento de uma dívida histórica do Estado com esse grupo étnico-racial.
A Fundação Cultural Palmares também oferece um canal de denúncias para casos de violação dos direitos dos povos de matriz africana, como invasões, perturbações ou ameaças aos seus territórios. Além disso, a instituição disponibiliza uma cartilha com informações sobre os direitos desses povos.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

