Brasil
Termina hoje a aplicação dos testes do Saeb 2023 para avaliar educação básica
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 é uma prova que avalia a qualidade da educação básica brasileira em diferentes etapas e modalidades. Mais de 8,4 milhões de alunos, de quase 400 mil turmas e 200 mil escolas públicas e privadas, participaram da avaliação, que termina nesta sexta-feira (17).
Além dos testes impressos, o Saeb aplica questionários eletrônicos para coletar informações sobre os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes. Esses questionários são respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de creches e escolas, e professores de todas as turmas avaliadas. O prazo para o preenchimento dos questionários também se encerra nesta sexta-feira (17).
O Saeb é realizado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As avaliações permitem ao Inep fazer um diagnóstico da situação da educação no país, considerando os níveis de aprendizagem, a eficiência do ensino e as condições de acesso e permanência nas escolas.
Os resultados do Saeb são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador de qualidade da educação. O Ideb combina as médias de desempenho dos estudantes no Saeb com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar. O Ideb ajuda as redes de ensino a elaborar, monitorar e aprimorar suas políticas educacionais.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

