Ceará

Como vivem os cabinhas

Published

on

Em um reino encantado bem próximo de nós, histórias extraordinárias de meninos e meninas que pulam carniça, encantam jumentos, brincam de trancelim, jogam bila, soltam pião e são, por naqueles momentos, reis e rainhas. Brinquedos e brincadeiras de quintais e das ruas do interior do Ceará, principalmente pelas terras do Cariri, reunidas no livro “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão” (ed. Peirópolis) como uma homenagem aos saberes e à criatividade das crianças.

Disputar na Vaquejadinha, ter medo da Caboclinha, dançar Toré e brincar de Careta somam-se a lista nesse almanaque do passatempo infantil. Para os mais velhos, é impossível não sentir saudade das manhãs de correria pela casa a fora descobrindo, a cada esquina, um novo mundo de possíveis brincadeiras.

E foi assim, andando e descobrindo a cada esquina que Gabriela, paulista, e Samuel, cearense, passaram por todas as regiões do Brasil, pelo Projeto Infâncias, e acabaram concluindo que aqui, no Nordeste, as brincadeiras tinham algo de especial.

Fonte: CARIRI REVISTA

EM ALTA

Sair da versão mobile