Ceará
Como vivem os cabinhas
Em um reino encantado bem próximo de nós, histórias extraordinárias de meninos e meninas que pulam carniça, encantam jumentos, brincam de trancelim, jogam bila, soltam pião e são, por naqueles momentos, reis e rainhas. Brinquedos e brincadeiras de quintais e das ruas do interior do Ceará, principalmente pelas terras do Cariri, reunidas no livro “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão” (ed. Peirópolis) como uma homenagem aos saberes e à criatividade das crianças.
Disputar na Vaquejadinha, ter medo da Caboclinha, dançar Toré e brincar de Careta somam-se a lista nesse almanaque do passatempo infantil. Para os mais velhos, é impossível não sentir saudade das manhãs de correria pela casa a fora descobrindo, a cada esquina, um novo mundo de possíveis brincadeiras.
E foi assim, andando e descobrindo a cada esquina que Gabriela, paulista, e Samuel, cearense, passaram por todas as regiões do Brasil, pelo Projeto Infâncias, e acabaram concluindo que aqui, no Nordeste, as brincadeiras tinham algo de especial.
Fonte: CARIRI REVISTA
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas


