Política
Começa a tramitar na Câmara projeto de doação de terreno para os desabrigados do João Paulo II
Na sessão da última quinta-feira a pauta dia foi invertida não havendo o pronunciamento dos vereadores no pequeno expediente. Mas antes que fosse iniciada a votação das matérias, o projeto oriundo do poder executivo de numero 035/15 que autoriza a doação de imóveis a Fundação Dom José Mauro, em prol da construção de casas, para os desabrigados dos bairros João Paulo II e Areias, foi lido pela primeira vez na câmara.
No projeto são destinados dois espaços com um pouco mais de 6 mil metros quadrados cada, numa área verde do município localizado no Bairro Lagoa Parque. No espaço proposto pelo projeto de lei (PL) só seria possível devido ao grande número de desabrigados a construção vertical de um possível conjunto habitacional.
Padre Anastácio representando a comissão de justiça e paz da Diocese de Iguatu e também membro da comissão que acompanha o caso, disse que o acordo inicial com a gestão seria que o terreno fosse destinado para 176 famílias do bairro João Paulo II, “devemos ter um pouco mais de calma para analisarmos o projeto e ver se o espaço atendem os anseios e as demandas acordadas. O que importa é que estamos caminhando para um entendimento comum”, disse.
De acordo com levantamento da própria comissão cerca de 320 famílias ainda ocupam terrenos da prefeitura situados nos dois bairros. O presidente da casa Rubenildo Cadeira, após um acordo entre as bancadas retirou do projeto de votação naquele momento, até que uma comitiva e representantes dos seguimentos envolvidos estudem o PL bem como o espaço na próxima segunda-feira, 31. O único vereador a falar no grande expediente foi, Joaquim Ribeiro que questionou o local escolhido pela gestão. “Até onde eu sei, aquele espaço é uma lagoa que parte aterrada. Caso for verdade, me questiono que governo irá aprovar a construção dessas edificações”, ponderou.
Já na ordem do dia em primeira votação foi aprovado por unanimidade o projeto indicativo de número 011/15 que trata controle populacional de cães e gatos de Iguatu através de uma unidade móvel de esterilização e de educação. Autoria foi dos parlamentares Marconi Filho e subscrito por Pedro Lavor. Outra pauta aprovada para o âmbito do município foi a instituição do dia 25 de junho como o dia do agente comunitário de saúde de Nº 095/15 de autoria do vereador Bandeira Jr. sendo anexada a mesma que a data seja comemorada o dia do agente de endemias através de emenda do vereador Marciano da Rodoviária.
Acompanhe o resumo da sessão através do player abaixo:
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

