Conecte-se conosco

Brasil

Com remédios até 2,8% mais caros, saiba como economizar

Publicado

on

A partir de hoje, entra em vigor o aumento aprovado pelo Governo Federal nos preços de 19 mil medicamentos. A correção é a menor em dez

O Governo Federal autorizou reajuste de até 2,84% nos preços de cerca de 19 mil remédios a partir de hoje. O aumento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 29. A alta será de 2,09%, 2,47% ou 2,84%, de acordo com o tipo de medicamento. Embora este seja o menor índice em dez anos, o reajuste não deixa de pesar no bolso do consumidor, principalmente, de quem faz uso contínuo dos produtos.

Para economizar, o primeiro passo é pesquisar os preços das farmácias físicas e online. O site e aplicativo Consulta Remédios, por exemplo, ajuda nessa tarefa. Por meio da plataforma, é possível comparar os preços dos medicamentos em milhares de farmácias online que entregam em domicílio. Também permite a busca por genéricos e remédios similares, mais baratos.

Paulo Sion, CEO da empresa, explica que esses são os dois pontos-chave da economia: o cruzamento de preços e a possibilidade de comparar também pelos medicamentos que podem substituir os remédios de referência. “A gente consegue fazer a comparação de preços a cada meia hora e identificar as promoções. Com isso, às vezes, o cliente consegue uma economia de até 900% em alguns remédios”, explica.

Para quem vive em Fortaleza, o ponto negativo do site é que ele não tem redes cearenses entre as farmácias cadastradas. Sion explica que isso é decorrente do fato de que mesmo as maiores lojas do Estado não têm uma estrutura de e-commerce estruturada. A Pague Menos já embarcou na venda online, mas ainda não consegue atender todo o País. Além disso, quem faz uso de remédios que exigem a retenção de receita na farmácia não podem comprar na internet.

Para os que não têm condições de comprar com antecedência os remédios pela internet, a dica é acumular folhetos de diferentes redes de farmácias e ficar atento a promoções. Às vezes, vale a pena investir em medicamentos para dois ou três meses pelo desconto na compra conjunta. Redes maiores normalmente conseguem fazer preços mais em conta.

A professora de Ciências Econômicas e Finanças da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Sobral, Alessandra Araújo, afirma que o uso de sites de comparação de preços online é uma alternativa, mas não a única. “Como não dá para fugir dos remédios, a gente tenta fugir da inflação”.

Ela diz que o Sistema Único de Saúde (SUS) é para todos. “O primeiro conselho que eu dou é que, quem precisa tomar os mesmos remédios todos os meses, procure um posto de saúde. O SUS é universal, todos têm o direito”, defende.

Vale lembrar que os preços de todos os remédios não vão subir automaticamente. Algumas redes de farmácia podem optar por segurar os valores atuais por mais tempo e fazerem uma mudança gradual. Para ficar informado disso, o cadastro em programas de fidelidade pode ser útil.

MEDICAMENTOS
DICAS PARA ECONOMIZAR

1 Se você faz uso contínuo de medicamentos que não exigem a retenção de receita, vale se programar e comprar remédios em farmácias online com antecedência. A internet permite uma pesquisa mais rápida e eficaz de preços. Os sites costumam ter promoções relâmpagos, de apenas um dia ou um fim de semana, por exemplo.

2 Utilizar sites e aplicativos que fazem a comparação de preços garante a economia também de tempo. O aplicativo Consulta Remédios (disponível para Android e iOS) permite, além da busca individual do preço dos remédios, a criação de listas. Assim, você pode ver qual farmácia oferece o menor preço da soma de todos os medicamentos que serão comprados.

3 Se só puder comprar em farmácia física, uma boa dica é pegar os folhetos de preços, seguir as lojas nas redes sociais e se cadastrar para receber informações de promoções.

4 Cadastre-se em programas de fidelidade. Embora todos possam ter o CPF cadastrado, fazendo com que o “preço real” dos produtos seja o oferecido após o desconto, há alguns programas que acumulam pontos para trocar por prêmios ou descontos.

5 Há alguns remédios contínuos que estão na lista dos oferecidos de graça ou com desconto nas farmácias do Trabalhador ou em redes conveniadas. Há também a possibilidade, para quem está com a renda apertada, de buscar uma consulta na rede pública para receber o remédio gratuitamente.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias10 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias10 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias10 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos14 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 dia atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias1 dia atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias1 dia atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu2 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias2 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias2 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias6 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu6 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu6 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias6 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.