Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Com percentual maior que o do País, PIB do Ceará sobe e vai a 1,59% em 2019

Publicado

on

Consolidando o avanço do ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no terceiro trimestre, a previsão para a atividade econômica estadual foi reajustada para cima. Anteriormente previsto em 1,34%, o prognóstico para o PIB cearense passou para 1,59% no ano, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O percentual é maior que o previsto para o Brasil, cuja estimativa atual está em 1,12%, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central. Ainda assim, a atividade econômica deve encerrar o ano em ritmo menor que o previsto no fim do ano passado, quando a expectativa era de alta de 2,5% para o PIB cearense. No Brasil, a perspectiva chegava a 2,55%. Para 2020, o Estado deve crescer 2,38%, novamente acima do previsto para a média do País (2,25%).

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, o governador Camilo Santana celebrou o resultado do Estado. “Quando a economia cresce, movimenta mais recursos, gera mais emprego para os cearenses”.

Serviços

Responsável por quase 80% da economia do Ceará, o setor de serviços tem apresentado resultados mais constantes, que ajudam a amortizar as oscilações. No terceiro trimestre deste ano, o segmento avançou 1,33% em relação a igual período de 2018. O assessor técnico do Ipece, Alexsandre Lira, explica que, por ser muito grande, é normal que as taxas de crescimento do setor sejam pequenas.

“Diante da crise, as pessoas têm que consumir, nem que seja no básico do básico. Ele (setor de serviços) sofreu impacto com certeza, mas, dentre as atividades, foi o que sofreu menos. A gente vê número expressivos, mas sem crescimentos tão grandes, porque como o setor é muito grande, não pode crescer muito. Mas é de se comemorar”, aponta.

Ele ainda ressalta que o segmento irá encerrar o ano com saldo positivo de empregos diante da recuperação observada ao longo do ano. “Se a economia começa a ganhar melhores expectativas, o empresário começa a ver de forma diferente, começa a contratar. O cara que ganha um novo emprego vai consumir mais e vai ter rebatimento primeiro no setor de serviços”.

A melhora do setor ainda deve impactar a produção da indústria. Entre julho e setembro, as vendas do comércio avançaram 2,77%. “Pelos indícios que temos visto, este quarto trimestre vai ser de um novo resultado positivo. Com maiores vendas, a indústria produz mais”, afirma.

Indústria

A indústria cearense engatilhou o segundo trimestre consecutivo de alta, o que não acontecia desde 2017. Entre abril e junho, o avanço foi 3,5% a mais que o ano passado e outros 3,7% de julho e setembro, totalizando 1,43% no acumulado do ano.

O também assessor técnico do Ipece, Witalo Paiva, revela que as duas altas tiveram motivos distintos. Com a greve dos caminhoneiros em maio de 2018, a base de comparação da indústria ficou baixa, o que gerou um avanço expressivo este ano, diante de um cenário normal. Já no terceiro trimestre, a indústria continua crescendo em patamar parecido devido ao aumento da produção de energia eólica e termoelétrica e com a melhora da construção civil, impulsionada por investimentos públicos e privados.

“No ano, a indústria tem se caracterizado por um comportamento meio moroso. E a explicação para isso é a economia nacional, que não demonstrou ainda sequência de crescimentos muito forte. Isso rebate nas atividades, que rebate também no nosso Estado”, aponta Paiva.

Ele ainda ressalta que, para 2019, é esperado que o setor acumule alta em torno de 1,4%. “Em 2020, acho que vai ser melhor. Temos o segundo ano de Governo, algumas reformas já encaminhadas, um cenário de inflação benigno, perspectiva de manutenção de juros baixos”, avalia.

Agropecuária

Apesar de ser o setor com a menor participação no PIB, a agropecuária é o segmento que tem estado na dianteira do crescimento. No terceiro trimestre, apresentou avanço de 6,66% frente a igual período no ano passado, acumulando alta de 4,51% até setembro. A assessora técnica do Ipece, Cristina Lima explica que a produção de leite e de ovos puxou o incremento diante da alta demanda.

“Nós estimamos que a produção de leite encerre o ano com crescimento de 24% em relação ao ano passado. A de ovos deve ter alta de 22%. O leite já vinha em uma série de resultados positivos contínuos, explicados por um excesso de demanda, o que possibilita uma margem de crescimento”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos6 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias7 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias7 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos7 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu8 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.