Ceará

Com chegada regular, vacina contra Covid poderia ser aplicada em todos os cadastrados em até 2 semanas, diz secretária

Published

on

A cidade de Fortaleza poderia aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas cadastradas no Saúde Digital, caso houvesse regularidade na entrega dos imunizantes, em até duas semanas.

Desta forma, a fila da vacina seria zerada, e os habitantes da cidade esperariam apenas o esquema de imunização ser finalizado. A afirmação foi dada pela secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, por meio de transmissão nas redes sociais, nesta segunda-feira (12).

Ana Estela ressaltou que a capital tem capacidade para agendar a vacinação de 241 mil pessoas a cada semana. Ao todo, estão cadastrados 473.679 moradores de Fortaleza para receberem o imunizante nos próximos dias.

“Caso haja doses suficientes, regularidade [na entrega delas], teria aí duas semanas para concluir a primeira dose em toda a população cadastrada”, pontuou a secretária.

Segundo ela, porém, não é possível fazer essa estimativa de forma clara, uma vez que o repasse dos imunizantes ocorre de acordo com a entrega dos fabricantes ao Ministério da Saúde, que distribui para todo o Brasil.

“O município não faz previsão e nem lança cronograma exatamente devido a não haver uma regularidade nesse recebimento e poder estar gerando expectativa na população que não seja cumprida”, acrescentou Ana Estela.

Atualmente, Fortaleza está vacinando com a primeira dose pessoas que nasceram até o ano de 1990. Ao todo, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, 47,09% da população total da cidade já recebeu a primeira dose. Com imunização completa (que receberam as duas doses ou a dose única) são 15,05% dos habitantes da capital.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile