Ceará
Com 85% de ocupação da UTI adulto, Ceará ainda está em zona de “alerta crítico”
Na tarde desta terça-feira, 15, o Ceará registra ocupação de 83,2% dos 1.119 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos no Estado para pacientes com Covid-19. Essas vagas englobam leitos adulto, gestante, infantil e neonatal. Entre aquelas voltadas especificamente para adultos, a taxa de ocupação é de 85%. Segundo classificação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Estado ainda se encontra em zona de alerta crítico em relação à ocupação de leitos de UTI para pacientes adultos com Covid-19, quando a taxa é igual ou superior a 80%.
Entre os leitos disponíveis para os demais perfis de pacientes, as taxas de ocupação de UTI gestante, UTI infantil e UTI neonatal são, respectivamente, 25%, 82,6% e 25%. Na rede pública de saúde do Estado, a taxa de ocupação geral é de 85,6%, enquanto a dos leitos para adultos é de 87%.
Na rede privada, dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), atualizados às 16h05min desta terça-feira, 15, mostram que há menos pacientes internados. Nessas unidades, a ocupação geral é de 72%, enquanto a dos leitos de UTI adulto é de 75,9%. Entre as entidades sem fins lucrativos, 92,2% dos leitos de UTI adulto estão ocupados.
Já nos leitos de enfermaria, a ocupação de leitos é de 59,1%, para todos os perfis de pacientes. Entre os leitos de enfermaria adulto, 59,8% estão ocupados. Para em leitos gestante e infantil, as taxas são, respectivamente, de 22% e 63,3%.
Ocupação de leitos em Fortaleza
Na Capital, a ocupação dos leitos de UTI adulto é de 85,5%, enquanto os leitos de enfermaria para esses pacientes é de 69,2%.
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) é, atualmente, o estabelecimento de saúde com mais leitos desse tipo disponíveis: 163, e nesta terça-feira há 144 pacientes em UTI — o equivalente a 88,3%. Na segunda-feira, 14, eram 142 pacientes (87,1%). No Hospital Regional da Unimed, que tem 100 leitos de UTI, há 64 leitos ocupados. Na segunda, eram 68.
Já entre as vagas para enfermaria, a ocupação em Fortaleza é de 69,2%. Nesse caso, o Hospital Regional da Unimed é a unidade com mais leitos: 130, dos quais 87 (66,9%) estão ocupados. No HELV, a taxa é de 88,8%, com 96 dos 108 leitos ocupados.
Fila de espera por vagas
Ao todo, no Ceará, 135 pessoas aguardavam leito às 13h15min desta terça-feira, 15. Destes pacientes, 66 aguardam transferência para enfermaria e 69 esperam transferência para UTI.
Fonte: O Povo
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

