Brasil
Cinco dias antes das eleições nenhum eleitor pode ser preso

Foto: Divulgação
De terça-feira (30), cinco dias antes das eleições e até 48 horas depois, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. As exceções só poderão ocorrer nos casos de prisão em flagrante ou em virtude de sentença criminal por crime inafiançável.
A regra, que está no Código Eleitoral desde 1965, tem o propósito de garantir ao eleitor o direito de votar sem que ninguém o impeça, ou evitar que grupos políticos cometam abusos com eleitores, impedindo a total liberdade de o cidadão comparecer às urnas.
De acordo com a lei, qualquer eleitor detido no período deverá ser conduzido a um juiz para verificar a legalidade do ato. Em caso de irregularidade, a prisão pode ser relaxada e quem mandou prender ou deter pessoas nessas condições pode estar sujeito a uma pena de até quatro anos de reclusão. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, destaca que a regra eleitoral está também na Constituição.
Para os candidatos, a impossibilidade de prisão é garantida quinze dias antes da votação. Portanto, desde o último sábado nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo também nos casos de flagrante delito ou de condenação por crime inafiançável.
Fonte: RADIO SENADO
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

