Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Cinco cidades concentram maioria das empresas no CE

Publicado

on

Mais da metade (60%) da abertura de empresas no Ceará, no primeiro semestre deste ano, se concentrou em apenas cinco municípios do Estado. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú e Sobral criaram juntos 24,9 mil novos negócios das mais de 41,5 mil empresas abertas no período. Segundo informações da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número total cresceu 15,6% em relação aos primeiros seis meses de 2018, mesmo com a atividade econômica fraca.

Na avaliação do secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Maia Júnior, o Estado ainda sofre reflexos da crise que o País passa. “Nesse cenário, manter o número do ano passado já seria bom e esse crescimento pode ser considerado muito bom. Isso mostra o esforço que tem sido feito para atrair investimentos de fora e de empresas que estão crescendo no Estado”.

A avaliação positiva se justifica porque o crescimento observado neste ano se deu em cima de uma alta de 58,3%, registrada no primeiro semestre de 2018, ante o de 2017. No ano passado, quando foram abertas 35.946 empresas no Estado, a desburocratização dos processos de abertura e encerramento de negócios foi apontada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Ceará (Fecomércio) como principal responsável pelo avanço. “A redução da burocracia facilita qualquer processo para as empresas, mas o nosso País ainda é muito cartorial e há muita dificuldade em todas as situações. Os controles são importantes, mas a gente tem que ver até que ponto isso pode atrapalhar a abertura de empresas”, diz Maurício Filizola, presidente da Fecomércio-CE.

“Para investir, o empresário precisa de segurança jurídica e quando isso não fica claro ele adia o investimento”. Porém, Filizola diz que a simplificação de procedimento está sendo aplicada a empresas consideradas de “baixo risco”, que compreendem principalmente companhias de menor porte.

Dos novos negócios abertos neste ano, 92% são da categoria de empresário individual, que inclui os Microempreendedores Individuais (MEI), 5% são de sociedade empresária limitada, 2,2% de empresa individual de responsabilidade limitada, e o restante (0,8%) de cooperativas, sociedade anônima fechada e consórcio de sociedades.

Já o número de empresas fechadas de janeiro a junho chegou a 15.605. Com isso, o Estado registrou um saldo de 25.952 novas empresas. Das que foram encerradas neste ano, 14.008 eram na modalidade “empresário”, que inclui MEI, 1.398 eram “sociedade empresária limitada”, 195 de “empresa individual de responsabilidade limitada”, três de “sociedade anônima fechada” e uma de “sociedade empresária em nome coletivo”.

Municípios

Entre os municípios que mais registraram novas empresas neste ano, Fortaleza registrou 19,2 mil aberturas e 6.716 fechamentos, ficando com um saldo de 12,5 mil novos negócios. Em seguida, com maior número de aberturas, aparecem Juazeiro do Norte (1,7 mil), Caucaia (1,6 mil), Maracanaú (1,2 mil) e Sobral (1 mil). Considerando o saldo, Juazeiro do Norte registrou 1,1 mil novos negócios no semestre, Caucaia (1 mil), Maracanaú (799) e Sobral (614).

Nestes municípios, se concentram ainda os maiores potenciais de consumo do Estado. No entanto, o incremento de empresas não foi suficiente para elevar de um ano para o outro a capacidade de consumo dos moradores dessas regiões. De acordo com o Índice de Potencial de Consumo (IPC), do IPC Maps, dos 10 municípios cearenses com maior potencial de consumo, seis apresentaram redução neste ano em comparação com o resultado de 2018.

Segundo a entidade, Fortaleza, que apresenta o maior potencial do Estado, teve sua pontuação reduzida de 1,34076, em 2018, para 1,21292 neste ano. E os municípios do interior vêm perdendo participação. De 2005 a 2017, o índice acumulou sucessivas altas, mas, a partir de 2018, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tem ganhado espaço. Há 14 anos, o interior representava 36,3% de tudo que era consumido pelos cearenses. Em 2010, essa participação subiu para 38,1%, em 2015 subiu para 44,5% e caiu em 2018 para 40,5%.

Simplificação

De acordo com a Jucec, atualmente, o processo de registro e formalização de negócios, leva em média cinco dias. E para dar baixa de uma empresa no sistema da Junta é preciso esperar três dias. Em funcionamento desde maio de 2017, o novo sistema da Junta Comercial permite abrir uma empresa em cinco passos e encerrar as atividades do negócio de maneira formal em quatro.

Para realizar o procedimento de abertura e encerramento de empresas, basta acessar o site da Jucec (www.Jucec.Ce.Gov.Br), clicar na opção “Portal de Serviços”, fazer o cadastro inicial e, então, fazer a solicitação e enviar a documentação. No caso da abertura, é possível acompanhar o andamento das licenças. Quando for encerrar as atividades da empresa, a Jucec ressalta que é necessário buscar os demais órgãos em que está cadastrado, a depender da atividade da empresa, para realizar o procedimento completo.

O presidente da Fecomércio-CE ressalta ainda que, além de simplificar processos, o setor do comércio espera que os poderes Executivo e Legislativo avancem com as demandas econômicas, seja no plano nacional como no local. “A gente espera que o caminho seja previsível e que tenhamos clareza e segurança para poder ter dias melhores. Quando avançamos, nós geramos mais empregos e arrecadamos mais impostos para o Estado”, diz.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Entretenimento7 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias7 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias1 dia atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias1 dia atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo1 dia atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo1 dia atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes1 dia atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu1 dia atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.