Brasil
Cérebro do ex-lutador Maguila será doado para pesquisas na USP
O cérebro do ex-lutador Maguila será doado para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para aprofundar os estudos sobre Encefalopatia Traumática Crônica (ETC) e criar medidas de prevenção. José Adilson Rodrigues dos Santos, que faleceu nesta quinta-feira (24), foi diagnosticado com ETC em 2013 e, em 2018, aceitou doar o órgão com o consentimento da família.
Conhecida informalmente como “demência do pugilista”, a ETC não tem cura e resulta dos golpes constantes sofridos por lutadores ao longo de suas carreiras. A FMUSP formou um grupo de pesquisa para estudar o impacto dessas concussões e pancadas em atletas de diferentes esportes.
Além da lenda do boxe brasileiro, outros ex-pugilistas, como Éder Jofre, que faleceu em 2022, e Bellini, zagueiro e capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958, falecido em 2014, também doaram seus cérebros. O Instituto da FMUSP possui o único banco de cérebros do Brasil e da América Latina.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

