Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Cerca de 55% dos municípios cearenses não controlam o trânsito local

Publicado

on

O controle do trânsito local é obrigação das gestões municipais, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que está em vigor desde 1998. A municipalização do serviço significa as Prefeituras serem responsáveis pela gestão do fluxo de veículos e pedestres.

No Ceará, apenas 84 dos 184 municípios aderiram ao que está previsto no CTB, de acordo com a Secretaria das Cidades. Na avaliação de Luiz Pimentel, presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Ceará (Cetran-CE), o número de cidades já municipalizadas é razoável.

“No contexto nacional, onde há uma média nacional em torno de 20%, e nós temos cerca de 40%, o que é o dobro, é um número razoável. É o ideal? Lógico que não. O ideal é que todos estejam integrados”, afirma Luiz Pimentel.

Buscando mudar o cenário e fazer com que cada vez mais municípios se adequem à norma, o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o Conselho Estadual de Trânsito do Ceará (Cetran) e a Secretaria das Cidades trabalham para a construção do primeiro consórcio público do Brasil a ser instituído para a municipalização de trânsito.

A medida visa facilitar a adesão dos municípios cearenses ao que estabelece o CTB. Hugo Porto, promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, explica que com os consórcios de trânsito os municípios poderiam se ajudar.

“Existe a possibilidade de partilhar despesas e de se utilizar guardas municipais no auxílio do trânsito. O mais importante é que você aumenta a sua capacidade econômica, porque vai diminuir o número de pessoas nos hospitais”, destaca.

Sobre o fato de cem municípios cearenses ainda não estarem cumprindo o que determina a lei, desde 1998, o promotor explica que existem sanções que podem ser aplicadas, como tratar tal postura como ato de improbidade e, até mesmo, dano moral coletivo.

Para o próximo mês estão agendadas reuniões nos municípios de Tauá e Acaraú. A ideia é difundir a possibilidade de construção dos consórcios entre cidades próximas. As regiões onde estão localizados Tauá e Acaraú foram escolhidas por apresentarem índices “alarmantes” de óbitos e de acidentes de trânsito.

De acordo com João Ananias, consultor da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), as reuniões nas sedes municipais acontecerão entre os dias 22 e 24 de junho. No momento, a Aprece trabalha na mobilização de prefeitos e vereadores buscando uma maior adesão ao encontro.

“Nosso levantamento aponta que uma das dificuldades alegadas pelos gestores seriam recursos financeiros e humanos. Com o consórcio, vamos melhorar bastante”, acredita João Ananias.

Com o consórcio, os municípios poderão unir forças na gestão do trânsito local. Atualmente, já existem incentivos governamentais como o Programa Cuidar Melhor, que distribui recursos arrecadados por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Para o presidente do Cetran-CE, a união entre os municípios deve acelerar o número de cidades que irão se adequar ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Neste ano de 2022, as prefeituras de Cedro e Amontada passaram a seguir o código.

Com o consórcio, cerca de cinco ou seis municípios passariam a seguir o CTB de uma vez só, o que tende a aumentar o número de cidades que passarão a seguir o código.

“A meta é muito especulativa, já que depende muito dos gestores. Sobre esse número, se tudo der certo, teríamos algo de cerca de 20 ou 30 municípios”, projeta Luiz Pimentel, presidente do Cetran-CE.

De acordo com a secretaria das Cidades, a implantação dos consórcios públicos de trânsito vai gerar impactos positivos tais como diminuir a mortalidade no trânsito e reduzir custos da administração e operacionalização do trânsito nos municípios consorciados.

Por meio de nota, a secretaria explica que a construção das partes normativa, procedimental e administrativa do consórcio público ainda está no início do desenvolvimento. As informações estão sendo levantadas para geração de diagnóstico do projeto.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), sobre lesões de trânsito de acidentes de transporte terrestre, em 2021, foram contabilizados 1.176 óbitos.

Do número total de vítimas fatais, os motociclistas são os mais afetados, com 580 mortes. Entre 2015 e 2021, o último ano foi o que se verificou o maior número de gastos por internações por lesões de trânsito, com mais de R$ 20,5 milhões investidos.

Municípios com trânsito municipalizado

ACOPIARA
AQUIRAZ
AMONTADA
ARACATI
ASSARÉ
AURORA
BARBALHA
BARRO
BATURITÉ
BEBERIBE
BOA VIAGEM
BREJO SANTO
CAMOCIM
CANINDÉ
CARIRIAÇU
CARNAUBAL
CASCAVEL
CAUCAIA
CEDRO
CHOROZINHO
CRATEÚS
CRATO
CROATÁ
EUSÉBIO
FARIAS BRITO
FORTALEZA
GRANJA
GUARACIABA DO NORTE
GUARAMIRANGA
HIDROLÂNDIA
HORIZONTE
IBIAPINA
ICAPUÍ
ICÓ
IGUATU
INDEPENDENCIA
IPU
IPUEIRAS
ITAITINGA
ITAPAJÉ
ITAPIPOCA
JAGUARIBE
JARDIM
JIJOCA DE JERICOACOARA
JUAZEIRO DO NORTE
JUCÁS
LAVRAS DA MANGABEIRA
LIMOEIRO DO NORTE
MARACANAÚ
MARANGUAPE
MAURITI
MILAGRES
MISSÃO VELHA
MOMBAÇA
MONSENHOR TABOSA
MORADA NOVA
MULUNGU
NOVA RUSSAS
NOVA OLINDA
NOVO ORIENTE
ORÓS
PACAJUS
PACATUBA
PARACURU
PARAMBU
PEDRA BRANCA
PEREIRO
PORTEIRAS
QUIXADÁ
QUIXERAMOBIM
REDENÇÃO
RUSSAS
SANTA QUITÉRIA
SÃO BENEDITO
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
SENADOR POMPEU
SOBRAL
TAUÁ
TIANGUÁ
TRAIRI
UBAJARA
VARJOTA
VÁRZEA ALEGRE
VIÇOSA DO CEARÁ

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias3 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu4 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias5 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias5 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias5 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento5 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias6 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias6 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo6 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu6 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias6 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.