Ceará

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Published

on

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15). Prevê-se que as precipitações sejam pontuais e pouco expressivas no norte da Jaguaribana e no Litoral de Fortaleza, ainda na noite desta segunda-feira (13).

No período noturno desta terça-feira (14), o Cariri deve apresentar chuvas fracas e passageiras devido a áreas de instabilidade que poderão se formar no leste do Nordeste e avançar para a região.

Na quarta-feira, a tendência é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões do estado, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba.

Em geral, as precipitações esperadas são de fraca intensidade, mas pontualmente podem ser moderadas, principalmente nas regiões serranas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está em torno de 3°N, o que significa que não está influenciando as chuvas no estado do Ceará. Portanto, as chuvas são resultado de efeitos locais, como o efeito de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade.

Recentemente, o Ceará registrou chuvas em cerca de 80 municípios entre as 7h de domingo (12) e as 7h desta segunda-feira (13). Os maiores acumulados ocorreram nos litorais de Fortaleza e do Pecém, principalmente durante a madrugada de hoje.

Segundo a Funceme, essas precipitações foram causadas principalmente pela formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala, caracterizado por um conjunto de nuvens cumulonimbus que provocam chuvas intensas (grandes volumes em pouco tempo), com ocorrência de raios, trovões e ventos fortes, incluindo rajadas.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – FRAUDES BANCÁRIAS E SUPERENDIVIDAMENTO

EM ALTA

Sair da versão mobile