Regional

Cedro promove Semana do Aleitamento Materno

Published

on

A Semana do Aleitamento Materno contará este ano com uma programação especial em Cedro. A abertura da campanha aconteceu na segunda-feira (14), na sede do Poder Legislativo Municipal e foi promovida pela equipe da Secretaria de Saúde.

Os vereadores e demais presentes na sessão receberam orientações sobre a importância do aleitamento nos primeiros meses de vida do bebê e a equipe da Secretaria detalhou os dados referentes às gestantes no município. O tema deste ano é “Trabalhar juntos para o bem comum” e a programação se estenderá até dia 18 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que a atual gestão dispõe de profissionais para cuidar das gravidas cedrenses e convida para que, nesta semana, as gestantes possam participar de momentos sobre o aleitamento materno, cuidados na amamentação, benefícios para o bebê e também da importância do pré-natal. “O aleitamento materno é importante, oferece vida mais saudável para a criança é um ato de amor para as crianças, protegendo-as contra doenças infecciosas”. O gestor também destaca o envolvimento da comunidade nessa causa, e lembra que o leite da mãe é o alimento mais completo para promover o desenvolvimento do bebê.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. Durante toda a semana os profissionais das Unidades Básicas de Saúde estarão realizando rodas de conversas, palestras e orientações sobre aleitamento materno. “Vamos mobilizar todos os profissionais para que possam levar informações sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com o seu bebê com mais garantia na qualidade de vida”, reforça a Secretária de Saúde, Sayonara Moura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1991, em parceria com a UNICEF, busca empreender um esforço mundial para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Entre as recomendações relativas à amamentação, as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida. A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Matriciamento

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (10/8), no auditório do Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar e contou com a presença de profissionais da Atenção Básica em Saúde, Atenção Primária em Saúde e em conformidade entre equipes Saúde em Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), configurando em diferentes formas em suas dimensões como técnico, pedagógico e assistencial.

A Coordenadora da Atenção Básica em Cedro, Simone Firmo, destaca a importância do aleitamento materno e o trabalho de todas as equipes. “É importante nossas gestantes e mamães serem orientadas sobre aleitamento materno, pois é um alimento vivo, completo e natural que é adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo em raras exceções”.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile