Ceará
Cearense está entre vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018
O professor André Luiz Cyrino Oliveira, da Escola de Ensino Médio Mariano Martins, da rede pública estadual cearense, está entre os cinco vencedores da temática especial “Esporte como estratégia de aprendizagem”, do Prêmio Professores do Brasil 2018. Cada vencedor receberá um vale de R$ 5 mil para investir na escola onde trabalha e visitará o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo. A cerimônia será no próximo dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Além do professor, também estará presente o diretor da Escola, Rogério Chaves de Souza.
“Vivenciando a Cultura Corporal de Movimento no Ensino Médio” é o título do relato inscrito na premiação. A ação tem o objetivo de possibilitar e estimular a cada aluno e aluna do Ensino Médio, das diversas formas possíveis, a reflexão sobre o corpo e suas potencialidades de mover-se no mundo. Conforme o professor André Cyrino, o texto fala do ano de 2017, mas é fruto de um trabalho que vem sendo continuamente construído desde 2014, ano em que deu início ao magistério após ingressar via concurso na rede pública estadual. “Com o apoio singular e inigualável do núcleo gestor da escola, tanto político, administrativo como financeiro, pude implementar gradualmente modificações curriculares que buscassem atender ao objetivo já proposto”, explica o professor.
A iniciativa é realizada com as 20 turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, nos três turnos (manhã, tarde e noite). A ideia principal do educador não é a de que o estudante conheça cognitivamente uma manifestação da Cultura Corporal de Movimento, mas que efetivamente a vivencie com seu corpo o máximo possível.
Para isso, André Cyrino dividiu os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento por bimestres para desenvolvimento da ação da forma mais completa possível. Há dois bimestres, por exemplo, para os jogos e os esportes populares e de massa; coletivos e individuais; de oposição, de marca, de rede divisória e diálogos relacionados (diferenças, semelhanças, importância na vida social e afetiva, técnicas individuais, tática e a equipe, esportivização, opressões no jogo e no esporte etc.). Nos outros bimestres, os alunos vivenciam atividades relativas às demais temáticas abordadas na disciplina, como ginástica, danças, lutas e aventura.
A estratégia tem alcançado bons resultados. A taxa de participação dos alunos e alunas nas aulas gira em torno de 80% . “Isso se dá de forma totalmente voluntária, sendo a participação não identificada por meio de recompensas na nota. Busco estimular nos alunos e alunas uma experiência substancial com a Educação Física, onde o processo seja mais importante que o produto”, frisa.
O professor divide sua conquista com todos os atores da comunidade escolar do Mariano Martins, com a Universidade Federal do Ceará, responsável por sua formação acadêmica, e com seus familiares.
Sobre o Prêmio
Em sua 11ª edição, o Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais


