Ceará
Ceará terá estudo para desenvolver o agronegócio

Com levantamento em mãos, o Governo do Estado poderá desenhar estratégias no longo e médio prazo para o setor.
Depois de cinco anos consecutivos de seca, e ainda com cenário preocupante que se desenha para a próxima quadra chuvosa, o Governo do Ceará contratará consultoria para mapear a produção nos diferentes Agropolos do Estado. Fará novo levantamento sobre a situação da agricultura irrigada e do agronegócio cearense como um todo. Um dos objetivos do documento é traçar estratégias no médio e longo prazo para o setor.
A consultoria será contratada por meio de edital de licitação, do tipo técnica e preço, e vai elaborar estudo sobre a adequação espacial dos polos de produção, bem como atualizar o panorama do agronegócio local. Serão geradas informações e indicadores sobre áreas irrigadas, número de produtores, produtos cultivados, geração de empregos diretos e indiretos, além de outros dados referentes aos segmentos de fruticultura, floricultura, horticultura, entre outros.
O certame está sendo conduzido pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), de onde virão os recursos para pagar a consultoria. O valor é estimado em R$ 144,6 mil. Podem participar da licitação qualquer empresário individual ou sociedade regularmente estabelecida no Brasil, desde que tenham expertise no setor agropecuário.
Os envelopes com as propostas serão abertos no próximo dia 2 de janeiro de 2018. O vendedor do certame terá prazo de três meses para realizar a consultoria, contados a partir da assinatura do contrato, que vai durar nove meses. “Os problemas climáticos ocorridos nos últimos cinco anos, com as chuvas abaixo da média histórica, afetaram os fatores que influem na produção e na sustentabilidade. Atualizar as informações sobre a agricultura irrigada e os agronegócios é fundamental para aperfeiçoar as ações a serem desenvolvidas e fortalecer as cadeias produtivas”, justifica o Governo.
O diretor de Agronegócio da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, explica que o estudo vai acompanhar os setores das 11 câmaras do agronegócio do Governo. “Já acompanhamos os polos, mas precisamos validar os dados”, diz.
Ele acrescenta que, com o documento da consultoria em mãos, o Governo vai dar maior peso na atração de empresas do agronegócio para o Estado. “É importante para quem quer investir, para saber onde ficam os polos, importante para o Estado saber onde precisa de planejamento maior, para conhecer onde se produz, o que se produz e o quanto a gente pode expandir essa produção”, afirma.
Saiba mais
Os serviços serão pagos mediante entrega, pela contratada, de três produtos:
Produto I – plano de trabalho: documento norteador da execução do serviço, entregue na ocasião da assinatura do contrato;
Produto II – relatório parcial dos serviços: versão preliminar do projeto, entregue 45 dias após a assinatura o contrato;
Relatório final: versão final do projeto, apresentada e aprovado pela Diretoria de Agronegócio da Adece, entregue até 90 dias após a assinatura do contrato.
Eles serão pagos de acordo com o recebimento:
Produto I – 30% o valor contratado;
Produto II – 30% do valor contratado;
Produto III – 40% do valor contratado.
Fonte: O Povo
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu3 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias5 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias5 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo5 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias5 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Mundo5 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV