Policial
Ceará tem média de 200 ocorrências por descumprimento ao decreto de isolamento por dia
Uma das medidas de combate ao novo coronavírus no Ceará é a fiscalização e monitoramento por parte dos agentes de segurança na tentativa de dispersar aglomerações. Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam que o estado registra, em média, 200 ocorrências por dia por descumprimento do decreto estadual de isolamento social.
Além de proibir aglomerações, o decreto estadual determina o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e um protocolo de segurança sanitária no comércio, como o fornecimento de álcool em gel.
A operação de fiscalização é uma ação conjunta entre a Polícia Militar, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e órgãos municipais para identificar irregularidades.
Conforme a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), entre os dias 20 de março e 31 de julho, 28.577 ocorrências foram atendidas em todo o Ceará. Desse número,
18.226 correspondem a aglomerações de pessoas;
9.856 a comércios abertos;
e 495 chamados por descumprimento de proteção individual.
Desde então, 848 pessoas foram conduzidas a delegacias de Polícia Civil por descumprimento do artigo 268, crime previsto no Código Penal Brasileiro. “Por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”, aponta a pasta.
O coronel comandante-geral da PM, Alexandre Ávila, explica que o trabalho específico da corporação iniciou no dia 18 de março, “desenvolvendo operações em todo o Estado com intensidade maior ou menor de acordo com a situação dos indicadores da Covid-19”.
De acordo com o coronel, o período de maior demanda foi no mês de maio, quando aconteceu o pico da doença. “Tivemos emprego de cerca de 1000 policiais extra por dia, com policiamento específico de combate à pandemia”, afirma.
O Ceará registrou, até esta terça-feira (4), 179.976 casos e 7.821 óbitos por Covid-19. Número de recuperados da doença chegou a 151.069.
Fonte: G1 CE
-
Ceará4 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu3 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará3 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo4 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Iguatu3 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE
-
Iguatu3 semanas atrásBastidores: O “recuo do equívoco” no PL 036 em Iguatu

