Ceará
Ceará registra 34 mil focos de incêndio em um ano, diz INPE

O Ceará registrou 34.701 focos de incêndio em um ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o estudo, os incêndios foram computados no período de 5 de agosto de 2017 até o último domingo (5).
Ainda de acordo com INPE, no ano passado, só no mês de agosto foram 441 focos de incêndio. O número é maior que o registrado em todo primeiro semestre deste ano. Em setembro, foi o dobro de casos, 882.
“No segundo semestre mais seco e com esse clima com ventos mais fortes a probabilidade de queimadas cresce. Quando você tem essa combinação com elementos combistivos, o clima seco e os ventos fortes tendem que esse fogo não seja devidaemnte controlado. As queimadas fogem do controle”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Romário Fernandes.
Risco de doenças
Quem mora próximo de áreas de matas que registram elevados casos de incêndio reclamam do risco de doenças causas pela fumaça. Segundo o advogado José Teles Bezerra Júnior, a fumaça prejudica especialmente as crianças.
“Algumas crianças do condomínio tem alergias por causa dessa fumaça tóxica. Então fica impossível ficar no condomínio quando a fumaça é forte”, conta.
O Corpo de Bombeiros comunicou ainda que alguns moradores queimam o terreno para o plantio. “Na hora de fazer a queimada, que se escolha um horário mais fresco. De preferência pelo fim da tarde e início da noite. A região para ser queimada. Importante fazer um aceiro que é uma limpeza de uma parte do terreno. Você consegue o seu objetivo, sem causar danos à população”, explica Romário.
Fonte: G1/CE
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias6 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias6 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Americando2 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico