Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Ceará recebe remessa de fomepizol, raro antídoto utilizado em casos de intoxicação por metanol

Publicado

on

O Ceará recebeu 64 unidades de fomepizol, um medicamento raro e de alto custo utilizado como antídoto para intoxicação por metanol. As doses foram importadas de uma subsidiária japonesa e chegaram ao estado na última quinta-feira (9), mas a informação só foi divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (13). Além do fomepizol, o Ceará já havia recebido etanol farmacêutico, também eficaz no tratamento de envenenamento por metanol. O fomepizol atua impedindo a metabolização do metanol em ácido fórmico, evitando a acidose metabólica, condição grave que pode levar à morte.

Atualmente, o Ceará não registra casos confirmados ou suspeitos de intoxicação por metanol. Em boletim divulgado no sábado (11), a Secretaria da Saúde do Estado informou que todas as suspeitas, incluindo mortes, foram descartadas. O envio do antídoto ao estado faz parte de uma distribuição nacional feita pelo Ministério da Saúde, que destinou unidades de fomepizol a todos os estados brasileiros e ao Distrito Federal. Mil ampolas adicionais permanecem estocadas para uso estratégico, e os estados poderão solicitar novas remessas conforme a demanda.

A aquisição do fomepizol é inédita no Brasil e foi viabilizada cerca de oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A distribuição considerou o tamanho da população de cada estado, com base no último censo do IBGE. Até a última segunda-feira, o país contabilizava 213 notificações de intoxicação por metanol, das quais 32 foram confirmadas. São Paulo é o único estado com mortes registradas, totalizando cinco óbitos, enquanto outras nove mortes ainda estão sob investigação.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA