Saúde
CEARÁ: Medicamento 3 em 1 para tratar a aids começa a ser distribuído no estado
Pacientes com HIV e Aids que vivem no Ceará contam agora com uma nova opção de tratamento. É o medicamento 3 em 1, que combina em um único comprimido três medicamentos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a redução do número de pacientes que abandonam o tratamento é uma das principais vantagens do medicamento 3 em 1.

Pacientes com HIV e Aids que vivem no Ceará contam agora com uma nova opção de tratamento. É o medicamento 3 em 1, que combina em um único comprimido três medicamentos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a redução do número de pacientes que abandonam o tratamento é uma das principais vantagens do medicamento 3 em 1.
“O medicamento, quando ele é prescrito adequadamente pelo médico, ele tem que ser tomado de maneira continuada porque qualquer interrupção pode tanto levar o vírus a se multiplicar de novo, leva o vírus a se multiplicar e pode causar problema e pode, inclusive, favorecer a resistência. A pessoa não mais reagir àqueles medicamentos e ter que tomar outros medicamentos depois”.
Os estados do Rio Grande do Sul e Amazonas já recebem o 3 em 1 desde novembro. Cerca de 11 mil pessoas estão sendo beneficiadas nos dois estados. O médico Larry Castillo Nina atende pacientes com HIV e aids em um posto de saúde de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele conta que a adesão ao tratamento aumentou com o remédio 3 em 1.
“A minha experiência com o tratamento dos pacientes com HIV com o medicamento 3 em 1, este tem maior vantagem porque é um só comprimido que o paciente vai tomar uma só vez no dia. Antigamente, os pacientes tinham que tomar três ou quatro medicamentos e eles tinham muitos efeitos colaterais referenciados pelos pacientes, como náuseas, diarreia, vômitos, no qual gera um abandono de tratamento muito frequente. Agora com o 3 em 1 eles só referem muito sono nas primeiras duas semanas. Depois, vai sumindo, sumindo os efeitos colaterais”.
O Ministério da Saúde encaminhou para o Ceará 133 mil comprimidos 3 em 1 para tratar a aids. A quantidade é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses. Atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e aids em todo o país.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial