Tecnologia
Ceará dá início à transformação digital no Ministério Público
A exemplo do movimento de modernização tecnológica em todo o mundo, o Ministério Público do Ceará marca nesta terça-feira (19) uma nova fase de suas atividades. Durante visita de uma comitiva da instituição à sede da Softplan, em Florianópolis (SC), o procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, assinou contrato para a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no MP. O SAJ faz a gestão de processos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público.
No encontro, os representantes do MPCE conheceram a sede, as instalações, a infraestrutura para o desenvolvimento do sistema e os times responsáveis pela performance do SAJ. Os primeiros passos da transformação digital no Ministério Público do Ceará já estão definidos com o cronograma de ações. Os trabalhos iniciam imediatamente com a configuração da infraestrutura do MP e com o levantamento de dados. O planejamento é que o SAJ esteja em todas as promotorias e procuradorias de Justiça até dezembro de 2019.
“O SAJMP fará um recorte na história do MPCE. O Ministério Público existe para ajudar a sociedade e precisamos de agilidade na distribuição de Justiça. Até então, usávamos sistemas ultrapassados que impediam uma prestação de serviços mais assertiva. Certamente, a adoção do processo digital com o auxílio de um sistema robusto é fundamental para que tenhamos uma mudança de cultura e uma qualidade maior em nossas atividades”, argumenta o procurador-geral do MPCE.
Transformação digital no Ministério Público
Nos últimos meses, a gestão da instituição vem pesquisando no mercado as melhores soluções tecnológicas. “Os exemplos dos MPs de outros estados que usam o SAJ e que apresentam ganhos significativos foram essenciais para que tivéssemos segurança total na decisão de implantar o sistema”, ressalta Dilthey Pontes Forte, secretário de TI do MPCE.
Forte e Rios reforçam que a mudança de cultura no Ministério Público do Ceará será construída com todos os membros e servidores. “É preciso que tenhamos consciência da importância da informatização e da colaboração de todos para o sucesso do projeto”, destaca o secretário de TI.
Todo o projeto terá o acompanhamento das equipes multidisciplinares da Softplan. “Nossos especialistas vão garantir que os servidores sejam ouvidos e que o SAJ performe da melhor maneira para entregar resultados muito positivos ao MPCE”, garante Ilson Stabile, diretor-executivo da Unidade de Justiça da Softplan.
“Tenho certeza que este compromisso durará por muito tempo e sabemos que esta transformação digital no Ministério Público trará mais transparência e excelência às nossas ações”, finaliza o procurador-geral de Justiça.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

