Ceará
CE supera transplantes nos primeiros 4 meses do ano

O Ceará se destacou, mais uma vez, no número de transplantes de órgãos realizados, desta vez, de córnea e coração. Antes mesmo do fim do mês, o Estado superou o número de procedimentos feitos nos quatro primeiros meses do ano passado. Até o último dia 22 de abril, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram concretizados 272 transplantes de córnea e sete de coração, respectivamente, 11 e um a mais que em igual período de 2015.
Para o coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, João David de Souza Neto, o total de transplantes de coração ainda não é representativo, devendo haver esforços para a melhoria desse resultado. “Uma equipe que trabalha direito é determinante para isso”, comenta. Atualmente, 16 adultos e cinco crianças aguardam a doação de um coração. Já em relação à córnea, 519 pessoas esperam na fila.
Neste mês, 12 médicos oftalmologistas transplantadores de córnea do Estado participaram do primeiro Curso de Transplante Lamelar, promovido pela Central de Transplantes do Estado. Pelo método, apenas a camada disfuncional da córnea é substituída por tecido saudável, não havendo a necessidade de cortes na superfície. O transplante tradicional é mais invasivo.
A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, a médica Eliana Barbosa, atribui a melhora dos procedimentos de córnea à implantação de dois novos bancos de olhos no Estado, sendo um na Capital. “Agora, Fortaleza conta com dois bancos e isso fez com que a gente aumentasse o número de doares de córnea. Acredito que ao inaugurar o de Sobral, a gente aumente o número e consiga zerar a lista de espera. Talvez neste ano a gente alcance esse feito”, avalia.
Capacitação
Para um resultado positivo em relação aos demais órgãos, a médica ressalta o investimento do Estado na capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde diretamente envolvidos no processo de doação. “O objetivo é melhorar o número de notificações para superarmos os transplantes do ano anterior”, disse.
Em 2015, o Ceará alcançou a marca de 1.433 procedimentos realizados. Neste ano, segundo a Sesa, já foram 406 até o dia 22 de abril, sendo 64 de rim, 42 de fígado, um de pulmão, 18 de medula óssea e dois de esclera. Atualmente, 1.214 pessoas estão na fila de espera por um transplante de órgão.
Realizada desde 2003 pela Fundação Edson Queiroz, a Campanha Doe de Coração vem contribuindo de forma significativa para a doação voluntária de órgãos no Ceará. A iniciativa se tornou referência no País, com o reconhecimento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu3 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias5 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias5 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo5 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias5 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Ceará5 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico