Saúde
Carnaval é momento de tensão e atenção contra zika vírus, segundo especialista
A mobilização de todo o país durante o Carnaval requer muita atenção quando se trata do zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt. Grande parte da população viaja para aproveitar o feriado em outros estados, principalmente no Nordeste do país, e de acordo com o médico epidemiologista da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil, essas são as áreas onde há maior transmissão da doença. Ele afirma que o momento vai ser de muita tensão.
“No Carnaval há uma grande mobilidade populacional. Muita gente vai para o Nordeste, Rio de Janeiro – áreas onde a transmissão da doença. Ora, isso propicia maior risco de infecção. Então, sem dúvida nenhuma, o carnaval é um momento de muita tensão.”
O zika vírus está relacionado aos casos de microcefalia no país. Doença que provoca uma anomalia no cérebro e o faz crescer menos que o tamanho normal, que é de 32 centímetros. Por isso, o médico epidemiologista Pedro Luiz Tauil, explica que é necessário que haja uma preocupação de toda a população em eliminar o mosquito. Além de se proteger contra as picadas.
“A população que reside nesses lugares tem um papel muito importante que é eliminar os criadouros de mosquito. Agora, para as pessoas que viajam a única coisa protetora que existe é o uso de repelente. Em que momento? Esse mosquito, além de adorar sangue humano, ele pica durante o dia. O momento de pique maior é das nove da manhã às quatro ou cinco horas da tarde.”
Até o momento foram notificados quase três mil e novecentos casos suspeitos de microcefalia no Brasil, relacionados ao zika. Os estados que apresentaram maior índice de casos foram: Pernambuco, com mais de mil e trezentos casos, Paraíba, com seiscentos e 65 casos e Bahia, que registrou quatrocentos e 96 casos suspeitos da doença. O ministério da Saúde vai distribuir 500 mil testes para realizar o diagnóstico para o zika vírus, e com isso, os laboratórios públicos vão ser ampliados em 20 vezes a capacidade dos exames. Em vez de mil, vão ser 20 mil diagnósticos mensais.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

